vidasimplesidoso

Quem de nós não sonha em ficar bem velhinho e cheio de saúde e de histórias para contar aos nossos netos? Mas para que isso aconteça, de forma agradável, sem os percalços inerentes ao envelhecimento, devemos começar , desde já, a estudar o processo do envelhecimento para que possamos envelhecer melhor e cuidar melhos de nossos idosos. FAÇA UM CURSO PARA CAPACITAÇÃO EM CUIDADOR DE IDOSOS!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

UM LOCAL CHEIO DE ENERGIA POSITIVA

Um local cheio de energia positiva
Convidando a alegria para ser sua hóspede diária.

Vamos mudar nossa postura e melhorar o nosso entorno, passando a viver em um local cheio de energia positiva. Algumas pessoas já o fazem e suas casas refletem essa harmonia.

Para que você possa trazer alegria e bem estar ao seu lar, tornando-o um local cheio de ernergia positiva,tome algumas providências.

O que fazer para ter um local alegre e cheio de energia positiva:

1. Compre flores frescas e naturais e coloque espalhadas nos ambientes da sua casa. Ou mesmo, se tem um jardim, faça um bouquet com algumas.

2. Cozinhe alimentos que invadam a casa com aromas maravilhosos, recepcionando seus familiares. Um bolo de canela ou uma sopa de legumes, o cheiro do tempero do feijão. Não tem nada mais reconfortante que entrar em uma casa, depois de um longo dia e sentir os aromas de uma comida caseira. Dá a impressão de que chegamos ao nosso porto seguro. Mesmo que você more sozinha, faça para você. Veja nossas receitas.


3. Leia um livro especial, com uma história fascinante, em um canto gostoso da sua casa. Faça um chá e coloque em um bule bonito, com uma xícara de porcelana fininha e um pedaço de bolo. Vá percorrendo as páginas do livro e saboreie seu chá e sua história. É reconfortante e lhe trás muita energia positivo.

4. Convide uns amigos para contarem suas boas lembranças da infância. Peça para que cada um traga um prato, que remeta a uma lembrança gustativa. Será uma experiência inesquecível. E saborear pratos, que lembrem essa época de nossas vidas é sempre muito aconchegante e reaviva a ernergia positiva daquela época.

5. Compre plantas e espalhe pelos ambientes. Além de trazerem vidae energia positiva para sua casa, elas precisam de cuidados e respondem a eles. São ferramentas importantes de Feng Shui, que podem ser usadas para revitalizar, trazer prosperidade e harmonizar as energias da sua casa.

6. Espalhe fotos de momento alegres em férias e festas. Seja em porta retratos ou quadros. Como você quiser. Cada vez que você olha para elas, as lembranças felizes se repetem e a energia positiva se revitaliza.

7. Observe como a natureza e a sua casa se alinham. Como o sol e o vento entram pelas janelas. A luz da lua, como envolve seus móveis, quando entra delicadamente pelas frestas de portas e janelas. Esteja atenta aos sons da madrugada. Um grilo, uma coruja. Ou que sejam buzinas e motores. Tudo isso é parte do seu lar. Os passarinhos acordando com um primeiro barulhinho tão carinhoso, o qual, às vezes nem ouvimos. Detalhes cheios de vida, energia positiva e significado.

Se nos cercamos de alegrias, e nós podemos construí-las, tudo à nossa volta acompanha essa tendência. Escolha as suas.

Onde está a energia positiva?

Você já deve ter experimentado a sensação de, ao visitar uma casa, sentir-se desconfortável, num ambiente pesado, com falta de ar e vontade de ir embora. Como também, em outras, uma paz, frescor, alegria e desejo de ficar lá para sempre.

E não tem nada a ver com a riqueza material que a habitação possui. Não é conforto produzido por móveis ou uma decoração impecável. É algo sutil, que transcende nossos cinco sentidos, é a nossa energia positiva que este local emana.


Um local cheio de energia positiva é o reflexo do dono.

Suas alegrias e expectativas. A maneira como ele se comporta no mundo exterior. Quando vivenciamos experiências de calma e ordem lá fora, e as produzimos também, elas nos acompanham e voltam conosco, para dentro de nossas casas.

Como encaramos a vida, a maneira como enfrentamos nossos problemas e nos posicionamos diante deles é fator predominante na energia que nossa casa reflete. Ela passa a ter ernergia positiva.


Dessa maneira, quando você começa a se relacionar com o meio ambiente, que te cerca de maneira positiva você muda tudo ao seu redor. Teoria da causa e efeito.

Nossa casa é um micro cosmo que faz parte do Universo. Se cada uma for uma moradia de alegria, o mundo torna-se um lugar mais feliz. Fazer a nossa parte, nos embuir de energia positiva contribui para essa mudança e torna nossa vida melhor. Convide a alegria para morar com você. E nunca mais a deixe ir embora. Você viverá cercada de energia positiva.


Leia também: Criando uma criança feliz.


"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família".
(Léon Tolstoi)
Como lavar cada tipo de tecido de A a C

Lave seguindo indicações para cada tecido e obtenha ótimos resultados.

Cada tecido tem uma trama diferente e merece um tratamento específico, para manter sua estrutura original e durabilidade.

Os tecidos seguem padrões, que apresentam singularidades que fazem com que sejam mais grossos, delicados, leves ou pesados.

Então, é evidente que não podemos lavá-los da mesma maneira.

Quando fazemos isso, muitas vezes danificamos a textura, a cor, o caimento e movimento da roupa!

Saber como manter as roupas impecáveis é desejo de todos. Além do apego, algumas roupas foram caras, então, é natural querermos que ela fique conosco para sempre. Portanto, seguir nossas orientações quanto à lavagem correta, fará toda a diferença! O resultado é compensador.

A variedade de tecidos é cores é grande. Seja de algodão, jeans, caxemira, cambraia, cetim, seda, rendas ou lã, é preciso saber a maneira correta de lavar cada um desses tecidos:

Como lavar: Algodão Branco

Veja que interessantes nossas dicas para clarear roupas brancas que ficaram amareladas ou encardidas, sem utilizar água sanitária:

1ª opção: Molhe a roupa e, em seguida, coloque numa solução de uma tampa de anil líquido, 3 colheres de sopa de álcool, 1 colher de sopa de amoníaco e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, (o bicarbonato evita que o anil manche a roupa). Deixe de molho por 4 horas.

2ª opção: Ferva a roupa, adicionando suco de limão no ponto de fervura.

3ª opção: Dissolva em água fervente 2 colheres de sopa de sabão em pó, 1 colher de sopa de aguarrás e 1 colher de sopa de amoníaco para, finalmente, acrescentar água fria no balde em que a roupa ficará de molho por 4 horas. Arremate a lavagem com um bom enxágüe.

4ª opção: Num balde grande, dissolver 2 colheres de sopa de sabão em pó. Bater bem até formar espuma e acrescentar um saquinho de filó contendo cascas de ovos esmagadas. A roupa deve ficar neste molho por cerca de 1 hora.


Manchas de Transpiração em algodão branco

Manchas Leves: Passe o sabão seco no local manchado antes de molhar o tecido. Depois, proceda à lavagem comum.

Manchas Maiores: Proceda como descrito na 1ª opção, mas exponha a parte manchada ao sol. Ferva a roupa, colocando na água da fervura um pouco de suco de limão.

Manchas Antigas: Faça uma pasta de sabão em pó com ácido bórico. Esfregue a pasta nos lugares manchados, para depois lavar como de costume.

*Atenção: não deixe roupas de tecido de algodão secar totalmente, pois ficarão difíceis de passar. Passe as peças úmidas e depois as coloque ao sol para terminar de secar.


Como lavar: Cambraia

• Lave as peças de roupa de cambraia em água quente com sabão em pó para tecidos delicados.

• Enxágüe em água fria e amaciante.

• Não torça este tipo de tecido, apenas pressione com as mãos sobre uma toalha felpuda. Se achar necessário um pouco de goma, use água de arroz fervida.

• Para passar este tipo de roupa, dissolva em água 1 colher de sopa de álcool e coloque num borrifador para umedecer a peça na hora de passar.


Como lavar: Cetim Branco

• Se manchou, polvilhe imediatamente a área afetada com bastante farinha de trigo e, em seguida, retire batendo de leve. Se a mancha não for removida, repetir esta operação, deixando assim por várias horas. Para retirar a farinha use uma escova macia. Posteriormente, lave com sabão para tecidos delicados e enxágüe bem.

• Para que a peça de roupa de cetim fique com aspecto de nova, passe uma solução de água com meia xícara de chá de água boricada.

• Não torça a peça de roupa. Não use pregador de roupas neste tipo de tecido. A secagem deve ser feita em cima de uma toalha.


Como lavar: Cetim Preto

• Se manchou, espalhe sal sobre a mancha e por cima coloque uma rodela de batata crua. Deixe assim de um dia para o outro, para posteriormente lavar com sabão para tecidos delicados, enxaguando bem.

• Para ficar com aspecto de novo passe em uma solução de 1 xícara de chá preto e 1 colher de café de amoníaco, que deve ser aplicada com uma esponja macia sobre o tecido.

• Não torça este tipo de roupa. Não use pregador. Seque com auxílio de uma toalha. Passe a ferro pelo lado do avesso, forrando o tecido com um pano úmido.


Como lavar: Crochê e Tricô



• Em uma balde grande cheio de água morna, dissolva uma colher de sopa de sabão em pó ou de coco e 1 colher de sopa de amoníaco e bata bem até ficar uma substância espumosa. Deixe a roupa de molho nesta solução por 2 horas. Enxágüe bem.

Peças Brancas de Crochê: no último enxágüe, acrescente uma colher de água oxigenada para manter o seu aspecto de novo.

Peças Brancas de Tricô: enxágüe em água com algumas gotas de anil.

Peças de Cor Bege Clara: acrescente chá preto frio na água do último enxágüe.

• Se tiver uma peça de tricô que encolheu, prepare uma solução de água e sabão para roupas delicadas e acrescente 1 colher de sopa de álcool, 1 colher de sopa de terebintina e 3 colheres de amoníaco. Enxágüe bem e proceda como o explicado no item acima.

• A melhor maneira de retirar os fiapos e as bolinhas que se formam nas malhas de lã é enrolar uma fita colante nos dedos das mãos com o lado colante para fora e passar diversas vezes sobre a malha, até que ela fique com aspecto de nova.

COMO LAVAR TIPOS DE ROUPAS II

Como lavar cada tipo de tecido: F a R
Lave seguindo as indicações para cada tecido e obtenha ótimos resultados.

Cada tecido merece um tratamento específico, para manter sua estrutura original e sua durabilidade. A sensação ao usar uma roupa limpa, sem manchas e macia é muito agradável. Por isso, vamos ajudar você a cuidar da sua roupa e de sua família! Siga nossas orientações e verá a diferença!
Como lavar: Flanela

• Lave em água morna. Junte à última água 1 colher de sopa de glicerina ou amoníaco, para que a peça permaneça macia. Não torça, apenas esprema. Deixe secar a sombra.

• Para as roupas de cores claras mergulhe-os em água previamente fervida com 1 colher de sopa de farinha de trigo, deixando a roupa repousar neste molho até que esfrie. Finalmente, enxágüe em água pura.

• Se a flanela for colorida, coloque um pouquinho de vinagre na última água; se for branca, um pouco de água oxigenada.

• Se você não quiser lavar a peça, mas apenas limpar, passe uma escova umedecida em álcool.

• Evite que sua roupa de lã encolha, ao ser lavada colocando umas gotas de amoníaco na água.

Como lavar: Jeans

O jeans pode ser colocado na máquina de lavar com sabão neutro.

Se tiver alguma mancha de gordura, coloque talco antes de lavar deixe de um dia para outro. Lave no dia seguinte.

Como lavar: Lã

Siga os mesmos procedimentos de limpeza indicados para tecidos de flanela.

Como lavar: Linho

Use os mesmos procedimentos relativos a roupa branca. Estas peças também podem ser lavadas em água quente misturada com uma colher de chá de ácido bórico e uma colher de essência de terebintina.

Como lavar: Musseline

Para a musselina ficar mais encorpada, após uma lavagem comum, mergulhe a peça por 10 minutos em água de arroz.

Como lavar: Nylon

Com a peça de roupa úmida, passe sabão de coco e deixe repousar por 1 hora, para posteriormente lavar com sabão próprio para roupas finas. No último enxágüe, acrescente uma colher (sopa) de vinagre. Seque à sombra.

Como lavar Organdi

Quando não quiser usar goma nessas peças, coloque na última água de enxaguar uma boa colher (sopa) de sal. Ao passar a ferro, o organdi ficará mais encorpado, como se tivesse sido engomado.

Como lavar: Rendas

• As rendas finas são lavadas em água e espuma de sabão em pó para tecidos delicados e ou com leite fervido morno para, depois, serem enxaguadas.

• As rendas pretas também são lavadas com o mesmo procedimento, com a diferença de que o enxágüe deve ser repetido até que o leite desapareça.

• Rendas pretas ficarão como novas se forem lavadas com sabão para tecidos delicados, e ficarem de molho por 1 hora dentro de um recipiente cheio de cerveja. Neste procedimento não se deve enxaguar a peça de renda. Seque entre dois panos, pois ela deve ser passada a ferro ainda úmida.

• Uma renda de cor natural não perderá seu tom se for mergulhada por alguns minutos, depois de limpa, numa solução de chá preto forte ou em chá feito com bastante casca de cebola. Se a renda for branca e quiser dar a ela um tom antigo, isto é, de sua cor natural, deixe-a ferver por meia hora dentro de recipientes contendo chá preto. Não é necessário enxágüe.

• Para que as rendas fiquem bem encorpadas por mais tempo, não use goma. Mergulhe-as numa água onde foram dissolvidos dois tabletes de açúcar. Assim, elas também se conservarão por mais tempo. Este jeito de engomar renda só pode ser usado em peças que não vão ser guardadas por muito tempo.

COMO LAVAR VÁRIOS TIPOS DE ROUPAS

Como lavar cada tipo de tecido: S a V
Lave seguindo as indicações para cada tecido e obtenha um òtimo resultado.

Para manter a sua roupa sempre com cara de nova você deve tomar alguns cuidados básicos como providenciar a remoção da mancha, sempre que possível, logo depois do ocorrido, e ainda ter alguns cuidados especiais na hora da lavagem. Cada tecido tem uma trama diferente e claro deve ser lavado de uma maneira diferente. Veja a seguir as nossas dicas para lavar cada tecido e deixar suas roupas sempre bonitas e macias.

Como lavar: Sedas
Devemos ser muito cuidadosos ao lavar sedas. Estes tecidos são muito delicados.
Como lavar: Sedas Coloridas (cores que não são firmes):
molhe uma extremidade do tecido, apertando-o bem várias vezes dentro da água; se a tinta soltar, a roupa não poderá ficar de molho. Deverá ser ensaboada com sabão neutro para roupas delicadas e enxaguada rapidamente para não ficar manchada. Na última água coloque um pouco de vinagre e seque à sombra.

Cor Firme: em um balde cheio de água coloque 2 colheres de sopa de sabão em pó especial para roupas delicadas. Faça uma boa espuma e acrescente uma ou duas colheres (chá) de açúcar à última água. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe a ferro, ainda úmida.

Como lavar: Seda Pura a Seco

• Só lave a seco peças que não estejam manchadas de água (chuva) ou de transpiração.

• Coloque Varsol puro numa bacia, mergulhe a peça de roupa e aperte várias vezes para que o Varsol passe pela trama do tecido. Escorra e seque entre duas toalhas, para depois passar o rolo de massas para o Varsol ser absorvido pela toalha. Finalmente, pendure em num cabide para arejar e sair o cheiro de Varsol. Não passe a ferro.

Como Salvar uma Roupa de Seda Manchada

Para que uma mancha não aumente e o tecido de seda não se estrague, use benzina ou éter para removê-la. Outra solução é tratar a mancha com bicarbonato e água fria. Espere secar e escove.

Como lavar: Fitas e Cordões de Seda

Se estiverem com o nó muito apertado, coloque um pouco de talco e vá afrouxando devagar.

Como lavar: Tafetá

Passe uma esponja embebida em água e vinagre.

Como lavar: Tecidos Amassados

Este tipo de tecido, geralmente, perde a sua forma quando lavado. Para que seu visual continue sempre novo, com seu aspecto de amassado, você deve passar o ferro frio de modo suave e, se necessário, colocar a peça de roupa sobre o vapor de água fervendo.

Como lavar: Tecidos Bordados

Para limpar tecidos bordados e rebordados, deve-se polvilhar o tecido com magnésia em pó, deixando assim, por muitas horas. Em seguida, basta sacudir para retirar o pó e, se for necessário, repetir a operação até sua limpeza total.

Como lavar: Tecidos Delicados

Esses tecidos devem ser lavados em uma solução de 1 colher (sopa) de essência de terebintina para 10 litros de água. Depois enxágüe em água fria e bem salgada.
Como lavar: Tecidos Sintéticos

As peças de tecido sintético podem ser lavadas à mão com sabão neutro e água fria para não perder a sua elasticidade. Devem ser secas à sombra, sobre uma toalha. Não use pregadores para evitar que a peça se deforme. Se necessário, use cabide.

As roupas de fibras sintéticas retêm o cheiro de transpiração, mesmo depois de lavadas. Para que isto não aconteça, antes do enxágüe, deixe a roupa de molho numa solução de 1 colher de bicarbonato de sódio e água.

Como lavar: Tule de Algodão

• Lava-se com água quente e sabão (em pó para tecidos delicados ou de coco) e com alguns cristais de soda, se estiver muito sujo. Para que este tecido fique encorpado, é necessário passar a peça de roupa em água com goma caseira dissolvida em água.

• A secagem deve ser feita com a peça de roupa pendurada no varal, sem torcer. Com o tecido ligeiramente úmido passe o ferro não muito quente, fazendo movimentos na direção do fio do tecido. Passe até secar bem.

Como lavar: Tule de Seda

Limpe com gasolina ou benzina.

Como lavar: Veludo

Para limpar este tipo de tecido, basta passar uma escova limpa umedecida em álcool.

Como lavar: À Seco

• Para lavar a seco, use amoníaco e álcool.

• Para limpar golas de vestidos ou casacos, passe suavemente sobre elas um pano branco e limpo embebido numa solução de água quente e amoníaco. Depois que elas estiverem secas, passe novamente um pano com álcool.

Como lavar: Veludo em Casa

Passe sobre as partes manchadas um pano embebido em amoníaco. Lave com um sabão neutro. Se tiver de esfregar, faça-o na direção do fio do veludo, com uma escova de cerdas macias. Enxágüe sem torcer. Ponha para secar à sombra sobre uma toalha (não use prendedores de roupa para não marcar). Finalmente, escove delicadamente, usando uma escova semi-dura para levantar o pêlo do tecido.

Como lavar: Veludo Cotelê

Se quiser apenas limpar veludo cotelê que não tenha nenhuma mancha, use este método: envolva a mão em papel celofane e esfregue o tecido primeiro pelo lado do avesso, depois pelo lado direito da peça. Lembre-se, porém, de trabalhar sempre na mesma direção.

CONT... COMO GUARDAR VARIADOS TIPOS DE ROUPAS

Como guardar as roupas de inverno

Conheça regras básicas para guardá-las e mantê-las bonitas.

As roupas de frio são mais pesadas e volumosas e como no Brasil o clima predominante é quente, as roupas de inverno costumam ficar guardadas no armário durante a maior parte do ano. Existem regras básicas para guardá-las e mantê-las bonitas e bem cuidadas por mais tempo.

Roupas de algodão e flanelas
Devem ser guardadas bem secas e em lugar arejado, pois no caso de calor e umidade suas fibras naturais constituirão um ambiente favorável ao desenvolvimento de micro-organismos. Para ajudar a prevenir o desenvolvimento de bactérias utilize amaciantes bactericidas.

Roupas de couro e camurça

O couro é bastante sensível à luz e à umidade, portanto deve ser guardado limpo, seco, em local escuro e ventilado para evitar o aparecimento de mofo. É indicado a cada seis meses higienizar as peças em uma lavanderia especializada.

Para pendurar os casacos em cabides, as capas pretas de TNT são excelentes opções para adequar os ombros da peça e protegê-los da umidade. Se quiser deixar o casaco de couro perfumado antes de usá-lo, coloque pedaços de algodão embebidos em seu perfume favorito dentro dos bolsos e deixe por um dia. Ao usar cabides prefira de madeira ou de plástico.

Roupas de couro sintético
Ao contrário do couro natural, as peças confeccionadas com couro sintético são mais resistentes à ação de micro-organismos, à luz e à umidade, portanto não necessitam da proteção de capas de TNT.

As peças podem ser lavadas em água e detergente neutro, mas não devem ser expostas ao sol para não ressecar e quebrar.

Roupas de lã e cashmeres

A lã, por ser fibra natural, requer cuidados para que micro-organismos não se desenvolvam no tecido. É recomendado colocar uma peça de algodão por baixo, quando usar uma roupa de lã, para evitar que a lã entre diretamente em contato com a pele deixando resíduos dos quais ácaros e bactérias poderiam se alimentar.

Não lave peças de lã em água quente, pois isso fará com que encolham. Já os cashmeres estão sujeitos a encolher com o uso de sabão em pó, por isso lave a seco.

Antes de guardar, as peças devem ser lavadas com detergente neutro ou sabão de coco líquido e secas na horizontal ou então sobre uma toalha para que não se deformem. Estando limpas e secas, coloque-as dobradas em sacos de TNT.

Roupas de lã acrílica
Esta versão sintética da lã animal se deforma com mais facilidade e pode ficar assimétrica caso seja esticada demais. Portanto, deve ser guardada assim como as peças de lã natural: dobradas em sacos de TNT.

Roupas de Náilon
A Fibra sintética é resistente à ação dos micro-organismos e impermeáveis. Para guardar suas peças de náilon, lave-as à mão ou em uma lavanderia especializada, e deixe secar à sombra, pois a exposição excessiva ao sol pode amarelar essas roupas.

Roupas de Veludo
O veludo deve ser lavado com sabão neutro e secar à sombra. A peça também deve ser pendurada em cabide apropriado e protegida com uma capa de TNT escura.

Cobertores e edredons
Os mais grossos ultrapassam o peso máximo suportado pelas máquinas de lavar, por isso precisam ser lavados em lavanderias especializadas antes de serem guardados. Existem sacos à vácuo para armazenar edredons e cobertores. Além de protegê-los de ácaros, bactérias e sujeiras, você ganha mais espaço já que o tamanho é reduzido em 75%.

Deixe as portas dos armários abertas durante algumas horas uma vez ao mês, em dias secos para arejar as peças. Para tirar o cheiro de roupa guardada, acrescente uma colher de bicarbonato antes do último enxágue da peça.

O mofo é um dos principais inimigos das roupas que ficam guardadas por mais tempo, veja como se livrar dele.