vidasimplesidoso
Quem de nós não sonha em ficar bem velhinho e cheio de saúde e de histórias para contar aos nossos netos?
Mas para que isso aconteça, de forma agradável, sem os percalços inerentes ao envelhecimento, devemos começar , desde já, a estudar o processo do envelhecimento para que possamos envelhecer melhor e cuidar melhos de nossos idosos. FAÇA UM CURSO PARA CAPACITAÇÃO EM CUIDADOR DE IDOSOS!
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
CONTRATAR ATRAVÉS DE UMA INDICAÇÃO...
Uma das boas formas de se contratar um funcionário é através de indicação.
Neste caso, você tem que conhecer muito bem a pessoa que está indicando o candidato. Ela se responsabilizará por ele.
Ao contratar uma pessoa para trabalhar, quer seja para sua casa, quer seja para seu escritório, o que vale é o caráter e a honestidade da pessoa. No caso da indicação quem responderá por isto é a pessoa que indica.
Mesmo confiando totalmente na indicação, não deixe de ver os documentos do candidato.
Um atestado de antecedentes deve ser tirado em uma delegacia, assim você ficará ainda mais tranqüila. Anote o endereço e o telefone do local onde a pessoa mora, pois em qualquer eventualidade você sabe onde encontra-la.
Tenha paciência com o novo funcionário, ensine o que quer que ele faça e cobre resultados.
Primeiro dê diretrizes , indique o caminho e depois cobre resultados.
Qualquer pessoa gosta de ter a estrada demarcada, pois se sente mais segura da execução da tarefas. Devemos deixar uma margem para a pessoa mostrar sua criatividade, se desenvolver como pessoa e como profissional.
Se conquistar o funcionário em vez de dominá-lo, ele passará a fazer parte de sua equipe. Se sentirá pertencente ao grupo. Dará a sua contribuição.
Crie um ambiente onde as pessoas se desenvolvam, onde possam ter sucesso executando todos os tipos de trabalho, desde os mais simples até os de grande responsabilidade.
Saiba como criar este ambiente estimulante e ter a colaboração de todos, motivando-os.
"Uma das alegrias da amizade é saber em quem confiar". (Alessandro Manzoni)
Neste caso, você tem que conhecer muito bem a pessoa que está indicando o candidato. Ela se responsabilizará por ele.
Ao contratar uma pessoa para trabalhar, quer seja para sua casa, quer seja para seu escritório, o que vale é o caráter e a honestidade da pessoa. No caso da indicação quem responderá por isto é a pessoa que indica.
Mesmo confiando totalmente na indicação, não deixe de ver os documentos do candidato.
Um atestado de antecedentes deve ser tirado em uma delegacia, assim você ficará ainda mais tranqüila. Anote o endereço e o telefone do local onde a pessoa mora, pois em qualquer eventualidade você sabe onde encontra-la.
Tenha paciência com o novo funcionário, ensine o que quer que ele faça e cobre resultados.
Primeiro dê diretrizes , indique o caminho e depois cobre resultados.
Qualquer pessoa gosta de ter a estrada demarcada, pois se sente mais segura da execução da tarefas. Devemos deixar uma margem para a pessoa mostrar sua criatividade, se desenvolver como pessoa e como profissional.
Se conquistar o funcionário em vez de dominá-lo, ele passará a fazer parte de sua equipe. Se sentirá pertencente ao grupo. Dará a sua contribuição.
Crie um ambiente onde as pessoas se desenvolvam, onde possam ter sucesso executando todos os tipos de trabalho, desde os mais simples até os de grande responsabilidade.
Saiba como criar este ambiente estimulante e ter a colaboração de todos, motivando-os.
"Uma das alegrias da amizade é saber em quem confiar". (Alessandro Manzoni)
TREINAMENTO DE SUA EMPREGADA DOMÉSTICA
Agora você passará a ser uma técnica em treinamento.
Descrição da tarefa
Parta do principio de que sua funcionária não sabe fazer a tarefa. No esquema que você fez, usando o software Organize-se com Bbel está escrito: "limpar a sala". Se sua instrução ficar apenas nisso, você poderá ter uma surpresa desagradável.
A funcionária pode achar que limpar a sala é varrer a sujeira do chão para debaixo do tapete.
• Explique o óbvio.
• Para isso a BBel elaborou as fichas de limpezas. Use-as.
• Leia a ficha para ela e diga que quer que faça como o descrito. No final entregue a ficha para a funcionária e diga que não pode perdê-la. Ela deve guardar a ficha sempre no mesmo lugar. Até aprender bem, ela deve usá-la todos os dias.
Acompanhando e explicando a prática da tarefa.
• Depois que você descreveu para a ajudante todas as tarefas a serem executadas, passe para a parte prática.
• No primeiro dia acompanhe a execução das tarefas. Faça você mesma alguma limpeza que ache mais importante. Assim mostrará à funcionária como quer que seja feito. Não se esqueça de que sua ajudante não adivinhará o que você quer dela. Tudo tem de ser explicado tim-tim-por-tim-tim, e logo no primeiro dia, para que maus hábitos não se instalem.
• Instruções vagas conduzem a resultados insatisfatórios.
• Não admita que a ajudante diga que na outra casa em que trabalhava o serviço era feito assim ou assado. Escute e, se puder tirar algum proveito, tire, mas sempre deixe claro que em sua casa as diretrizes são dadas por você, e à sua maneira.
Delegando
• Você descreveu as tarefas da ajudante.
• Você acompanhou sua execução no primeiro dia.
Você sabe como passar a responsabilidade total para a funcionária?
Observando
• Você diz que tem afazeres e confia em que ela faça no dia seguinte o serviço como foi feito no primeiro dia. Se ela tiver alguma dúvida, pode perguntar, pois você estará à disposição para ensinar novamente. O que ela não pode é fazer de uma maneira diferente daquela que foi ensinada.
• Diga que você está disponível para ensiná-la quantas vezes forem necessárias, mas que, quando ela aprender, deverá fazer o serviço da maneira aprendida e na ordem estipulada, mesmo que você viaje e fique um mês ou um ano fora de casa.
Melhorando o desempenho
Você ainda pode melhorar o desempenho de sua funcionária basta observar seu ritmo na execução do serviço para depois ajustar sua agenda, além de ajudá-la a estabelecer rotinas .
Se você ensinar a funcionária a fazer o serviço de maneira rotineira ela fará sempre como você a ensinou. Isto se tornará um hábito para ela.
Você ficará com mais tempo disponível e certa que tudo correrá bem na sua ausência, mas não deixe de ler Manutenção do serviço como ensinado.
Todas as pessoas precisam de reforço para se manter sempre no mesmo rumo.
"Nunca é perdido o tempo dedicado ao trabalho".
(Ralph Waldo Emerson)
Descrição da tarefa
Parta do principio de que sua funcionária não sabe fazer a tarefa. No esquema que você fez, usando o software Organize-se com Bbel está escrito: "limpar a sala". Se sua instrução ficar apenas nisso, você poderá ter uma surpresa desagradável.
A funcionária pode achar que limpar a sala é varrer a sujeira do chão para debaixo do tapete.
• Explique o óbvio.
• Para isso a BBel elaborou as fichas de limpezas. Use-as.
• Leia a ficha para ela e diga que quer que faça como o descrito. No final entregue a ficha para a funcionária e diga que não pode perdê-la. Ela deve guardar a ficha sempre no mesmo lugar. Até aprender bem, ela deve usá-la todos os dias.
Acompanhando e explicando a prática da tarefa.
• Depois que você descreveu para a ajudante todas as tarefas a serem executadas, passe para a parte prática.
• No primeiro dia acompanhe a execução das tarefas. Faça você mesma alguma limpeza que ache mais importante. Assim mostrará à funcionária como quer que seja feito. Não se esqueça de que sua ajudante não adivinhará o que você quer dela. Tudo tem de ser explicado tim-tim-por-tim-tim, e logo no primeiro dia, para que maus hábitos não se instalem.
• Instruções vagas conduzem a resultados insatisfatórios.
• Não admita que a ajudante diga que na outra casa em que trabalhava o serviço era feito assim ou assado. Escute e, se puder tirar algum proveito, tire, mas sempre deixe claro que em sua casa as diretrizes são dadas por você, e à sua maneira.
Delegando
• Você descreveu as tarefas da ajudante.
• Você acompanhou sua execução no primeiro dia.
Você sabe como passar a responsabilidade total para a funcionária?
Observando
• Você diz que tem afazeres e confia em que ela faça no dia seguinte o serviço como foi feito no primeiro dia. Se ela tiver alguma dúvida, pode perguntar, pois você estará à disposição para ensinar novamente. O que ela não pode é fazer de uma maneira diferente daquela que foi ensinada.
• Diga que você está disponível para ensiná-la quantas vezes forem necessárias, mas que, quando ela aprender, deverá fazer o serviço da maneira aprendida e na ordem estipulada, mesmo que você viaje e fique um mês ou um ano fora de casa.
Melhorando o desempenho
Você ainda pode melhorar o desempenho de sua funcionária basta observar seu ritmo na execução do serviço para depois ajustar sua agenda, além de ajudá-la a estabelecer rotinas .
Se você ensinar a funcionária a fazer o serviço de maneira rotineira ela fará sempre como você a ensinou. Isto se tornará um hábito para ela.
Você ficará com mais tempo disponível e certa que tudo correrá bem na sua ausência, mas não deixe de ler Manutenção do serviço como ensinado.
Todas as pessoas precisam de reforço para se manter sempre no mesmo rumo.
"Nunca é perdido o tempo dedicado ao trabalho".
(Ralph Waldo Emerson)
MOTIVE A SUA EMPREGADA DOMÉSTICA
A missão de uma funcionária doméstica é resolver os problemas cotidianos de uma casa, permitindo que seus moradores tenham mais tempo para seus afazeres pessoais. Ela tem que saber disto.
Os moradores devem chegar em casa e terem um ambiente limpo e agradável para descansarem de sua jornada de trabalho. Uma comida pronta e a roupa lavada. Tudo isto feito pela funcionária doméstica.
A funcionária tem que saber também a importância de seu trabalho para se sentir valorizada. Ela tem que ter motivos para trabalhar, para querer aprender tudo o que a patroa ensinar e se dedicar àquilo que faz.
Motivar é ter motivos.
Ninguém motiva ninguém, mas podemos criar um clima favorável para que o funcionário se auto motive.
Vamos enumerar alguns pontos que poderão fazer a diferença no desempenho de sua funcionária:
Ensine com amor:
Quando você for passar as atividades que sua funcionária deve fazer, demonstre que esta missão é prazerosa para você. Deixe que ela perceba que você está disponível para ajudá-la em suas possíveis dificuldades, assim vai se esforçar para aprender mais rapidamente sua função. Não ficará com medo de errar e ser repreendida.
Deixe que ela participe do processo:
As contribuições da funcionária são fundamentais para que novos conceitos sejam apreendidos. Vocês sabem qual é o projeto em que patroa e funcionária vão trabalhar juntas? É ter uma casa organizada. Para isto veja as dicas BBel.
Dê autonomia a ela.
Uma pessoa se sente motivada se puder exercer sua criatividade, tomar decisões, até mesmo errar. Mesmo que a autonomia seja pequena, alguma você deve dar a ela.
Deixe que ela tome algumas iniciativas.
Só tomando iniciativas ela agregará valor a à sua função de funcionária doméstica, ajudando você a pensar no dia a dia da casa. A iniciativa é uma decorrência direta da autonomia.
Veja o lado humano de sua funcionária.
Ela tem que saber que pode contar com você para vencer as dificuldades pessoais dela. Você não deve se tornar íntima da funcionária, mas invista nas relações interpessoais, dê o melhor de si.
Energia atrai energia!
Comunicação é fundamental.
Algumas palavras antes de sair de casa e uma pequena supervisão no serviço da funcionária quando volta do trabalho é fundamental. Alguns elogios ou alguma explicação extra para que o serviço fique mais bem feito é decisivo para que a funcionária se motive.
Lembre-se que todos precisam de reconhecimento.
Fale palavras de elogio na frente de outro funcionário ou das pessoas que moram na casa. Ela se sentirá orgulhosa do seu serviço ter sido reconhecido como bom.
Uma nova funcionária contratada, mesmo com tudo para dar certo, precisa de certo tempo para se acostumar com os hábitos dos moradores da casa e para começar a se sentir parte da família.
Finalizando, se ela tiver consciência da importância de seu trabalho e de como todos gostam dela na casa, ela se sente pertencente e fará tudo para agradar a todos.
Defeitos todos têm. Compreenda os defeitos de sua funcionária e contorne-os.
O bom relacionamento, normalmente, é construído com o tempo, paciência e compreensão.
"A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento".
(U. S. Andersen)
Os moradores devem chegar em casa e terem um ambiente limpo e agradável para descansarem de sua jornada de trabalho. Uma comida pronta e a roupa lavada. Tudo isto feito pela funcionária doméstica.
A funcionária tem que saber também a importância de seu trabalho para se sentir valorizada. Ela tem que ter motivos para trabalhar, para querer aprender tudo o que a patroa ensinar e se dedicar àquilo que faz.
Motivar é ter motivos.
Ninguém motiva ninguém, mas podemos criar um clima favorável para que o funcionário se auto motive.
Vamos enumerar alguns pontos que poderão fazer a diferença no desempenho de sua funcionária:
Ensine com amor:
Quando você for passar as atividades que sua funcionária deve fazer, demonstre que esta missão é prazerosa para você. Deixe que ela perceba que você está disponível para ajudá-la em suas possíveis dificuldades, assim vai se esforçar para aprender mais rapidamente sua função. Não ficará com medo de errar e ser repreendida.
Deixe que ela participe do processo:
As contribuições da funcionária são fundamentais para que novos conceitos sejam apreendidos. Vocês sabem qual é o projeto em que patroa e funcionária vão trabalhar juntas? É ter uma casa organizada. Para isto veja as dicas BBel.
Dê autonomia a ela.
Uma pessoa se sente motivada se puder exercer sua criatividade, tomar decisões, até mesmo errar. Mesmo que a autonomia seja pequena, alguma você deve dar a ela.
Deixe que ela tome algumas iniciativas.
Só tomando iniciativas ela agregará valor a à sua função de funcionária doméstica, ajudando você a pensar no dia a dia da casa. A iniciativa é uma decorrência direta da autonomia.
Veja o lado humano de sua funcionária.
Ela tem que saber que pode contar com você para vencer as dificuldades pessoais dela. Você não deve se tornar íntima da funcionária, mas invista nas relações interpessoais, dê o melhor de si.
Energia atrai energia!
Comunicação é fundamental.
Algumas palavras antes de sair de casa e uma pequena supervisão no serviço da funcionária quando volta do trabalho é fundamental. Alguns elogios ou alguma explicação extra para que o serviço fique mais bem feito é decisivo para que a funcionária se motive.
Lembre-se que todos precisam de reconhecimento.
Fale palavras de elogio na frente de outro funcionário ou das pessoas que moram na casa. Ela se sentirá orgulhosa do seu serviço ter sido reconhecido como bom.
Uma nova funcionária contratada, mesmo com tudo para dar certo, precisa de certo tempo para se acostumar com os hábitos dos moradores da casa e para começar a se sentir parte da família.
Finalizando, se ela tiver consciência da importância de seu trabalho e de como todos gostam dela na casa, ela se sente pertencente e fará tudo para agradar a todos.
Defeitos todos têm. Compreenda os defeitos de sua funcionária e contorne-os.
O bom relacionamento, normalmente, é construído com o tempo, paciência e compreensão.
"A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento".
(U. S. Andersen)
ROTINA DA CASA PARTE 03
Rotina para limpar a cozinha e passar roupa
Após os patrões terminarem o almoço, a empregada deve tirar a mesa, almoçar e limpar a cozinha.
Os próximos passos são terminar de passar a roupa, ver se tem mais alguma peça que precisa ficar de molho, guardar as roupas e limpar a lavanderia.
Seguindo orientações sobre o cardápio do dia seguinte, pode deixar os alimentos separados, na geladeira, para facilitar seu preparo. Se estiver faltando algum produto ou mantimento, peça para ela deixar um bilhete avisando à patroa.
Antes de ir embora, a empregada deve fechar todas as janelas, arrumar as cortinas e verificar se tudo está em ordem.
Além de organizar a rotina da empregada, saiba como motivá-la.
Após os patrões terminarem o almoço, a empregada deve tirar a mesa, almoçar e limpar a cozinha.
Os próximos passos são terminar de passar a roupa, ver se tem mais alguma peça que precisa ficar de molho, guardar as roupas e limpar a lavanderia.
Seguindo orientações sobre o cardápio do dia seguinte, pode deixar os alimentos separados, na geladeira, para facilitar seu preparo. Se estiver faltando algum produto ou mantimento, peça para ela deixar um bilhete avisando à patroa.
Antes de ir embora, a empregada deve fechar todas as janelas, arrumar as cortinas e verificar se tudo está em ordem.
Além de organizar a rotina da empregada, saiba como motivá-la.
arrumação da casa parte 2
Rotina para limpar a cozinha e passar roupa Rotina para o almoço
Depois da arrumação e da limpeza da casa, a empregada deve voltar para a cozinha e preparar o almoço. Enquanto a comida está cozinhando, ela pode ir arrumando a mesa do almoço e lavando a salada.
Se os patrões voltam para casa na hora do almoço, é necessário recolocar as toalhas nos banheiros, para que eles possam utilizá-las.
Assim que os patrões e/ou seus filhos chegarem, o almoço pode ser servido. Enquanto eles almoçam, a empregada pode recolher a roupa do varal e começar a passar as roupas secas e as que foram separadas para serem repassadas.
Depois da arrumação e da limpeza da casa, a empregada deve voltar para a cozinha e preparar o almoço. Enquanto a comida está cozinhando, ela pode ir arrumando a mesa do almoço e lavando a salada.
Se os patrões voltam para casa na hora do almoço, é necessário recolocar as toalhas nos banheiros, para que eles possam utilizá-las.
Assim que os patrões e/ou seus filhos chegarem, o almoço pode ser servido. Enquanto eles almoçam, a empregada pode recolher a roupa do varal e começar a passar as roupas secas e as que foram separadas para serem repassadas.
ROTINA PARA LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DA CASA PARTE 1
Rotina para o almoço Rotina para limpeza e organização da casa
O próximo passo é fazer a arrumação e limpeza dos quartos, sempre organizando tudo, colocando as coisas em seus lugares e levando todo o material de limpeza para cada local. Ter que buscar itens toda hora na lavanderia atrasa o serviço.
Depois ela deve limpar e arrumar o banheiro e o closet. Em seguida, retornar à sala e terminar a limpeza, observando se já está tudo em ordem. Se a sua casa tiver quintal e garagem, ela precisa varrer, e se necessário, passar um pano úmido.
O próximo passo é fazer a arrumação e limpeza dos quartos, sempre organizando tudo, colocando as coisas em seus lugares e levando todo o material de limpeza para cada local. Ter que buscar itens toda hora na lavanderia atrasa o serviço.
Depois ela deve limpar e arrumar o banheiro e o closet. Em seguida, retornar à sala e terminar a limpeza, observando se já está tudo em ordem. Se a sua casa tiver quintal e garagem, ela precisa varrer, e se necessário, passar um pano úmido.
SEÇÃO UTILIDADES DO LAR - EMPREGADA DOMÉSTICA
Rotina para limpeza e organização da casa Rotina para café da manhã e cuidado com as roupas
Quando a sua ajudante chegar, poderá preparar o café da manhã, enquanto os moradores da casa estão acordando e se arrumando para o trabalho ou escola. Oriente-a para fazer o café da forma que sua família está acostumada, arrumar a mesa e lavar a louça do dia anterior.
Enquanto os moradores estão tomando o café, ela pode começar a limpar e arrumar a sala de estar e o lavabo. Após o término do café, ela deve guardar os alimentos do café da manhã na geladeira, tirar a mesa e lavar a louça usada.
Em seguida, ela pode começar a cuidar das roupas: pegar as roupas sujas no cesto, levar para a lavanderia e iniciar a lavagem para aproveitar o sol. Assim, as roupas que secarem poderão ser passadas no mesmo dia. Também é o momento de estender as roupas que precisam apenas tomar um sol, como toalhas de banho.
Quando a sua ajudante chegar, poderá preparar o café da manhã, enquanto os moradores da casa estão acordando e se arrumando para o trabalho ou escola. Oriente-a para fazer o café da forma que sua família está acostumada, arrumar a mesa e lavar a louça do dia anterior.
Enquanto os moradores estão tomando o café, ela pode começar a limpar e arrumar a sala de estar e o lavabo. Após o término do café, ela deve guardar os alimentos do café da manhã na geladeira, tirar a mesa e lavar a louça usada.
Em seguida, ela pode começar a cuidar das roupas: pegar as roupas sujas no cesto, levar para a lavanderia e iniciar a lavagem para aproveitar o sol. Assim, as roupas que secarem poderão ser passadas no mesmo dia. Também é o momento de estender as roupas que precisam apenas tomar um sol, como toalhas de banho.
MEIO AMBIENTE E O EFEITO ESTUFA
Meio Ambiente
Efeito Estufa
Estaria o Efeito Estufa influenciando na incidência dos tremores, terremotos e vulcões?
Tais eventos nunca foram tão frequentes, nem tão repetitivos, como vem acontecendo nos últimos anos
O ano de 2010 começou sacudindo o planeta. Nos primeiros dezenove dias do ano, ocorreram terremotos no Haiti, Argentina, Papua, Nova Guiné, Irã, Guatemala, El Salvador e no Chile. De acordo com geólogos em várias partes do mundo, a Terra ficou mais ativa sismicamente nos últimos anos.
Terremotos têm demonstrado sua força há séculos, como, por exemplo, o que ocorreu na China em 1553, com um número estimado de 830 mil mortes. Em 1755, um terremoto destruiu quase completamente a cidade de Lisboa. O sismo foi seguido de um tsunami. No século passado, em 1964, aconteceu o maior terremoto do mundo, no Alasca.
O deslocamento ou acomodação de grandes massas de rochas (placas tectônicas), mesmo que sejam de ordem milimétrica, podem ocasionar tsunamis, tremores de terra, aumento de pressão entre as placas tectônicas e rompimento da tênue resistência da massa de rochas que estejam impedindo o vazamento da lava de um vulcão.
Apesar de sismógrafos registrarem em torno de 500 mil terremotos no planeta todos os anos, apenas 10 mil deles são percebidos pela população.
Um fato curioso é que terremotos e erupções vulcânicas não eram tão frequentes, nem aconteciam tão repetidamente, em diferentes locais e praticamente na mesma época, como vem acontecendo nos últimos anos.
Quais seriam as causas da maior frequencia desses fenômenos sísmicos? Acredita-se que, além das causas naturais, o Efeito Estufa estaria dando sua colaboração para acelerar estes acidentes.
Hoje, temos maior volume de água na natureza, distribuído pelos mares, oceanos e crosta terrestre, acrescentado ao meio ambiente como um fardo, um peso extra que comprime o “fundo” e as “paredes” dos mares e oceanos, forçando as placas tectônicas umas contra as outras. Esta pressão excedente acelera e desencadeia novos ajustes e acomodações entre as massas de rochas formadoras destas placas.
Esse aumento de volume de água na natureza é provocado não só pelo degelo das geleiras, mas, principalmente, pela água de combustão resultante da reação química no momento da combustão. Nenhum combustível produz energia sem gerar água de combustão e gás carbônico.
Foi constatado que, na década de 1990, o volume de água do planeta aumentou 50 metros cúbicos a cada segundo. Este aumento foi provocado unicamente pela água de combustão, sem considerarmos o aumento provocado pelo degelo das geleiras. Claro que, com o aumento da frota de veículos e crescimento industrial, esta cota deve ser atualmente muito maior, tendendo a crescer sempre com o progresso.
Resumindo, acredito que o Efeito Estufa está funcionando como acelerador dos fenômenos sísmicos mais recentes e, se providências não forem tomadas, estes acontecimentos tenderão a se agravar com um aumento da frequência e intensidade dos mesmos.
Efeito Estufa
Estaria o Efeito Estufa influenciando na incidência dos tremores, terremotos e vulcões?
Tais eventos nunca foram tão frequentes, nem tão repetitivos, como vem acontecendo nos últimos anos
O ano de 2010 começou sacudindo o planeta. Nos primeiros dezenove dias do ano, ocorreram terremotos no Haiti, Argentina, Papua, Nova Guiné, Irã, Guatemala, El Salvador e no Chile. De acordo com geólogos em várias partes do mundo, a Terra ficou mais ativa sismicamente nos últimos anos.
Terremotos têm demonstrado sua força há séculos, como, por exemplo, o que ocorreu na China em 1553, com um número estimado de 830 mil mortes. Em 1755, um terremoto destruiu quase completamente a cidade de Lisboa. O sismo foi seguido de um tsunami. No século passado, em 1964, aconteceu o maior terremoto do mundo, no Alasca.
O deslocamento ou acomodação de grandes massas de rochas (placas tectônicas), mesmo que sejam de ordem milimétrica, podem ocasionar tsunamis, tremores de terra, aumento de pressão entre as placas tectônicas e rompimento da tênue resistência da massa de rochas que estejam impedindo o vazamento da lava de um vulcão.
Apesar de sismógrafos registrarem em torno de 500 mil terremotos no planeta todos os anos, apenas 10 mil deles são percebidos pela população.
Um fato curioso é que terremotos e erupções vulcânicas não eram tão frequentes, nem aconteciam tão repetidamente, em diferentes locais e praticamente na mesma época, como vem acontecendo nos últimos anos.
Quais seriam as causas da maior frequencia desses fenômenos sísmicos? Acredita-se que, além das causas naturais, o Efeito Estufa estaria dando sua colaboração para acelerar estes acidentes.
Hoje, temos maior volume de água na natureza, distribuído pelos mares, oceanos e crosta terrestre, acrescentado ao meio ambiente como um fardo, um peso extra que comprime o “fundo” e as “paredes” dos mares e oceanos, forçando as placas tectônicas umas contra as outras. Esta pressão excedente acelera e desencadeia novos ajustes e acomodações entre as massas de rochas formadoras destas placas.
Esse aumento de volume de água na natureza é provocado não só pelo degelo das geleiras, mas, principalmente, pela água de combustão resultante da reação química no momento da combustão. Nenhum combustível produz energia sem gerar água de combustão e gás carbônico.
Foi constatado que, na década de 1990, o volume de água do planeta aumentou 50 metros cúbicos a cada segundo. Este aumento foi provocado unicamente pela água de combustão, sem considerarmos o aumento provocado pelo degelo das geleiras. Claro que, com o aumento da frota de veículos e crescimento industrial, esta cota deve ser atualmente muito maior, tendendo a crescer sempre com o progresso.
Resumindo, acredito que o Efeito Estufa está funcionando como acelerador dos fenômenos sísmicos mais recentes e, se providências não forem tomadas, estes acontecimentos tenderão a se agravar com um aumento da frequência e intensidade dos mesmos.
Dicas de Internet
Dica da Semana
Preenchendo o campo 'Seu e-mail'
Como evitar que sua mensagem se perca na internet...
Por: Karol Bernstein
Você já deve ter se perguntado, algumas vezes: “Por que será que ainda não me responderam?... Enviei uma mensagem pelo site já faz um bom tempo, usando o formulário do próprio site e, até agora, nada...”
Duas coisas podem ter acontecido. Ou o site pelo qual você se comunicou está ainda avaliando a sua mensagem, para depois lhe responder, ou, o que é mais comum, você provavelmente preencheu o campo ‘Seu e-mail’ (veja ilustração abaixo) de forma incorreta, ou seja, você pode ter errado o endereço do seu e-mail ao preencher o formulário do site.
É muito comum errar a grafia durante o preenchimento de um formulário em sites de internet. Você pode errar a grafia de seu nome, ou de seu telefone, ou de um ou outro comentário que lhe é solicitado durante o preenchimento.
Mas talvez você não saiba que o campo ‘Seu e-mail’ seja um dos campos mais importantes do formulário.
Isso porque é através desse endereço que você informou que o site enviará à você a resposta esperada.
Se você informar seu endereço de e-mail de forma incorreta, não há como o site encontrar o destino da resposta que ele está querendo lhe enviar.
E mais, se você informou o seu e-mail, por exemplo, num ‘Mural de Trocas’, e está esperando que alguém veja o seu anúncio e entre em contato com você, provavelmente você nunca receberá as mensagens enviadas por este usuário interessado em seu produto ou serviço.
Por isso, da próxima vez que você preencher um formulário de internet, preste muita atenção na hora de preencher o campo ‘Seu e-mail’. Certifique-se, com bastante cuidado, de que você está preenchendo o campo corretamente. Siga, letra por letra, traço por traço, a grafia do seu e-mail.
O raciocínio é muito parecido com o que você usa quando escreve uma carta (de papel) para alguém, para enviá-la pelo Correio. Se você colocar o "remetente errado", a pessoa para quem você escreveu nunca irá conseguir lhe enviar a resposta.
Dica da Semana
Preenchendo o campo 'Seu e-mail'
Como evitar que sua mensagem se perca na internet...
Por: Karol Bernstein
Você já deve ter se perguntado, algumas vezes: “Por que será que ainda não me responderam?... Enviei uma mensagem pelo site já faz um bom tempo, usando o formulário do próprio site e, até agora, nada...”
Duas coisas podem ter acontecido. Ou o site pelo qual você se comunicou está ainda avaliando a sua mensagem, para depois lhe responder, ou, o que é mais comum, você provavelmente preencheu o campo ‘Seu e-mail’ (veja ilustração abaixo) de forma incorreta, ou seja, você pode ter errado o endereço do seu e-mail ao preencher o formulário do site.
É muito comum errar a grafia durante o preenchimento de um formulário em sites de internet. Você pode errar a grafia de seu nome, ou de seu telefone, ou de um ou outro comentário que lhe é solicitado durante o preenchimento.
Mas talvez você não saiba que o campo ‘Seu e-mail’ seja um dos campos mais importantes do formulário.
Isso porque é através desse endereço que você informou que o site enviará à você a resposta esperada.
Se você informar seu endereço de e-mail de forma incorreta, não há como o site encontrar o destino da resposta que ele está querendo lhe enviar.
E mais, se você informou o seu e-mail, por exemplo, num ‘Mural de Trocas’, e está esperando que alguém veja o seu anúncio e entre em contato com você, provavelmente você nunca receberá as mensagens enviadas por este usuário interessado em seu produto ou serviço.
Por isso, da próxima vez que você preencher um formulário de internet, preste muita atenção na hora de preencher o campo ‘Seu e-mail’. Certifique-se, com bastante cuidado, de que você está preenchendo o campo corretamente. Siga, letra por letra, traço por traço, a grafia do seu e-mail.
O raciocínio é muito parecido com o que você usa quando escreve uma carta (de papel) para alguém, para enviá-la pelo Correio. Se você colocar o "remetente errado", a pessoa para quem você escreveu nunca irá conseguir lhe enviar a resposta.
Assinar:
Postagens (Atom)