vidasimplesidoso

Quem de nós não sonha em ficar bem velhinho e cheio de saúde e de histórias para contar aos nossos netos? Mas para que isso aconteça, de forma agradável, sem os percalços inerentes ao envelhecimento, devemos começar , desde já, a estudar o processo do envelhecimento para que possamos envelhecer melhor e cuidar melhos de nossos idosos. FAÇA UM CURSO PARA CAPACITAÇÃO EM CUIDADOR DE IDOSOS!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TREINAMENTO DE SUA EMPREGADA DOMÉSTICA

Agora você passará a ser uma técnica em treinamento.

Descrição da tarefa
Parta do principio de que sua funcionária não sabe fazer a tarefa. No esquema que você fez, usando o software Organize-se com Bbel está escrito: "limpar a sala". Se sua instrução ficar apenas nisso, você poderá ter uma surpresa desagradável.

A funcionária pode achar que limpar a sala é varrer a sujeira do chão para debaixo do tapete.

• Explique o óbvio.

• Para isso a BBel elaborou as fichas de limpezas. Use-as.

• Leia a ficha para ela e diga que quer que faça como o descrito. No final entregue a ficha para a funcionária e diga que não pode perdê-la. Ela deve guardar a ficha sempre no mesmo lugar. Até aprender bem, ela deve usá-la todos os dias.

Acompanhando e explicando a prática da tarefa.

• Depois que você descreveu para a ajudante todas as tarefas a serem executadas, passe para a parte prática.


• No primeiro dia acompanhe a execução das tarefas. Faça você mesma alguma limpeza que ache mais importante. Assim mostrará à funcionária como quer que seja feito. Não se esqueça de que sua ajudante não adivinhará o que você quer dela. Tudo tem de ser explicado tim-tim-por-tim-tim, e logo no primeiro dia, para que maus hábitos não se instalem.

• Instruções vagas conduzem a resultados insatisfatórios.

• Não admita que a ajudante diga que na outra casa em que trabalhava o serviço era feito assim ou assado. Escute e, se puder tirar algum proveito, tire, mas sempre deixe claro que em sua casa as diretrizes são dadas por você, e à sua maneira.

Delegando
• Você descreveu as tarefas da ajudante.

• Você acompanhou sua execução no primeiro dia.

Você sabe como passar a responsabilidade total para a funcionária?

Observando
• Você diz que tem afazeres e confia em que ela faça no dia seguinte o serviço como foi feito no primeiro dia. Se ela tiver alguma dúvida, pode perguntar, pois você estará à disposição para ensinar novamente. O que ela não pode é fazer de uma maneira diferente daquela que foi ensinada.

• Diga que você está disponível para ensiná-la quantas vezes forem necessárias, mas que, quando ela aprender, deverá fazer o serviço da maneira aprendida e na ordem estipulada, mesmo que você viaje e fique um mês ou um ano fora de casa.

Melhorando o desempenho
Você ainda pode melhorar o desempenho de sua funcionária basta observar seu ritmo na execução do serviço para depois ajustar sua agenda, além de ajudá-la a estabelecer rotinas .

Se você ensinar a funcionária a fazer o serviço de maneira rotineira ela fará sempre como você a ensinou. Isto se tornará um hábito para ela.

Você ficará com mais tempo disponível e certa que tudo correrá bem na sua ausência, mas não deixe de ler Manutenção do serviço como ensinado.

Todas as pessoas precisam de reforço para se manter sempre no mesmo rumo.

"Nunca é perdido o tempo dedicado ao trabalho".
(Ralph Waldo Emerson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário