vidasimplesidoso

Quem de nós não sonha em ficar bem velhinho e cheio de saúde e de histórias para contar aos nossos netos? Mas para que isso aconteça, de forma agradável, sem os percalços inerentes ao envelhecimento, devemos começar , desde já, a estudar o processo do envelhecimento para que possamos envelhecer melhor e cuidar melhos de nossos idosos. FAÇA UM CURSO PARA CAPACITAÇÃO EM CUIDADOR DE IDOSOS!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Torta de Sardinha

 1 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de leite
6 colheres de queijo ralado
12 colheres de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Bate-se tudo no liquidificador

Recheio:

- 5 tomates picados
- 1 lata de sardinha
- Cebola batida, azeitonas, salsicha picada, sal, molho de pimenta e um pouquinho de vinagre.
- Tempera-se tudo cru como para salada.
- Coloca-se a massa que foi batida no liquidificador, em uma assadeira ou pirex grande untado e enfarinhado.
- Coloca-se o recheio por cima e leva-se para assar.

UM POUQUINHO DE PASSIONE....

Resumo dos próximos capítulos da novela Passione

Resumo dos próximos capítulos da novela Passione – a Rede Globo divulgou no resumo dos próximos capítulos da novela Passione que após uma temporada em Paris, Melina (Mayana Moura) voltará para a mansão dos Gouveia no capítulo que vai ao ar quarta-feira, 12/01. A estilista vai chegar cheia de surpresas e surpreenderá Bete (Fernanda Montenegro), que ficará muito feliz com a volta da filha. Fred chora ao descobrir que o pai era um golpista. Revoltado, Fred vai tirar satisfações com Candê. O vilão chora, arrasado, mas garante que não vai deixar a família Gouveia debochar do seu sofrimento. E sai com os documentos em mãos. Para decidir onde vão ficar de vez, Totó (Tony Ramos) reunirá a família para ouvir a opinião de cada um. Todos vão decidir ficar em terras brasileiras.
Em Passione, capítulo desta quinta-feira 13/01, Brígida desmaia ao receber propostas de casamento de Benedetto e Diógenes. Adamo volta com Francesca. Olavo pede divórcio a Clô. Totó se encanta por uma mulher. Fred nega acusação da morte de Saulo e afirma que faca foi “plantada” em seu apartamento.
O resumo dos próximos capítulos de Passione ainda não foi divulgado pela emissora.
O mistério da morte de Saulo – o filho mais velho de Bete foi morto numa cama de motel a facadas. O primeiro que soube da morte de Saulo foi Mauro que estava à espera de Fred, Melina e Noronha para uma reunião. Enquanto o corpo estava sendo periciado, Stela e Sinval chegaram ao local para o reconhecimento. Quem matou Saulo? Durante o capítulo do assassinato várias cenas foram mostradas com possíveis suspeitos, mas o mistério deverá ser desvendado aos poucos (deixe a sua opinião).

Velhinha no mercado

Uma velhinha foi ao mercado e colocou a ração de gato
mais cara no carrinho. Foi ao caixa e disse à moça:
- "Pro meu gatinho, quero a melhor ração!"
Mas moça do caixa disse:
- "Me desculpe, mas nós não podemos lhe vender ração
de gatos sem provas de que a senhora realmente tenha
gatos. Muitos idosos compram ração de gatos para
comer, e a gerência quer provas de que a senhora
esteja comprando a ração para o seu gato."
A velhinha foi pra casa, pegou seu gato e o levou ao
mercado. Eles então venderam a ração para gatos.
Dia seguinte, a velhinha foi ao mercado novamente e
comprou 12 dos mais caros biscoitos para cachorro.
A caixa novamente pediu provas da existência e posse
de um cachorro, explicando que idosos costumavam comer
comida de cachorro.
Frustrada, ela foi pra casa e voltou com seu cachorro.
Venderam a ela, então, os biscoitos para cachorro!
Dia seguinte a velhinha trouxe uma caixa com um buraco
na tampa e pediu pra moça do caixa colocar o dedo no
buraco. A caixa disse:
- "Não, pode ter uma cobra aí dentro."
A velhinha lhe assegurou que não havia nada na caixa
que pudesse morde-la. Então a moça do caixa colocou
o dedo no buraco, tirou e disse:
- "Hmmm... Tem cheiroruim...Então, a velhinha sorriu e disse:
- "Agora, minha querida, eu posso por gentileza
comprar 3 rolos de papel higiênicos?"

Piadas de "velhinhos" kkkkkkk

Um velhinho de 75 anos, voltando da viagem de lua-de-mel, encontra um amigo que lhe pergunta: - Então, como foi a lua-de-mel??? - Ótima!!! - responde o velhinho. O amigo insiste: - E o sexo, como foi??? - Fizemos quase todos os dias!!! - Como assim, quase todos os dias??? - É isso mesmo: quase fizemos na segunda, quase fizemos na terça, quase fizemos na quarta...
  • 1. Respeito é bom e todo mundo gosta – idoso, então!
    2. Infantilizar, nunca! A um general de reserva, daqueles durões, a enfermeira pediu: “agora bota aqui sua perninha”. Ele, muito zangado respondeu: “perninha, não! Eu tenho é perna!”
    3. Eles viveram muito mais que nós: a experiência deles deve sempre ser tomada em conta.
    4. Não presuma jamais. Nem todo idoso e surdo, a maioria não é incapaz.
    5. Mas se for oferecer-lhe ajuda, faça-o com sensibilidade. Não paternalize.
    6. Esteja certo de que o que foi dito foi compreendido. Vale para todos, mas é uma dica que tem mais importância para quem já foi além de nós.
    7. O mercado que mais cresce no País é o dos idosos. Você pode vir a depender deles, não eles de nós.
    8. Atenção a riscos específicos do meio ambiente, começando pelo risco de quedas.
    9. Um grupo de idosos é muito mais diferente entre eles do que um grupo de jovens, porque eles tiveram mais tempo de se diferenciar! Nunca se relacione com eles como se fossem “todos iguais”.
    10. Fique antenado: identifique quem são as pessoas chave a quem recorrer em caso de emergência.
    Fonte: http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2010/08/14/idoso-nao-deve-ser-infantilizado-diz-especialista/
  • O ESTATUTO DO IDOSO

    Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade. Veja os principais pontos do estatuto:
    Saúde
    O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS).
    A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses.
    Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade.
    O idoso internado ou em observação em qualquer unidade de saúde tem direito a acompanhante, pelo tempo determinado pelo profissional de saúde que o atende.
    Transportes Coletivos
    Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido.
    Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível.
    Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda.
    Violência e Abandono
    Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
    Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa.
    Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa.
    Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão.
    Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.
    Entidades de Atendimento ao Idoso
    O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados contra o idoso.
    A fiscalização dessas instituições fica a cargo do Conselho Municipal do Idoso de cada cidade, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.
    A punição em caso de mau atendimento aos idosos vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos.
    Lazer, Cultura e Esporte
    Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.
    Trabalho
    É proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer.
    O primeiro critério de desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes com idade mais avançada.
    Habitação
    É obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos.
    bq.
    Cuide de sua saúde
    Doenças mais comuns
    O envelhecimento acarreta mudanças no organismo do indivíduo e, geralmente, traz consigo algumas doenças. Segundo Luiz Roberto Ramos, diretor-científico da Sociedade Brasileira de Geriatria, estudos indicam que todas as pessoas estão propensas a ter pelo menos uma doença crônica quando ficarem mais velhas. O envelhecimento será bem ou malsucedido de acordo com a capacidade funcional que a pessoa conseguir manter ao chegar à terceira idade.
    Por isso, atitudes preventivas, como alimentação e atividades físicas, entre outras, são importantes. Cabe lembrar que nunca é tarde para iniciar qualquer atividade física, com acompanhamento médico. Parar de fumar é outra atitude importante. Mesmo que uma pessoa só tome essa decisão ou venha a concretizá-la aos 75 anos, e por isso não consiga mais prevenir o surgimento de doenças, ela conseguirá reabilitar-se.
    As doenças mais letais são as cardiovasculares, entre elas a hipertensão e o diabetes, que podem evoluir para a insuficiência cardíaca. Segundo dados de 97 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as doenças do aparelho circulatório são responsáveis por 39,4% dos óbitos masculinos e 36,3% dos femininos entre os idosos. As neurodegenerativas (Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer) não ocasionam a morte do paciente, mas afetam sua autonomia. Devido à sua complexidade, pouco se sabe sobre a prevenção. Outro problema freqüente é a depressão. De um quarto a três terços da população idosa mundial apresenta a doença. A depressão pode tornar o idoso dependente de outras pessoas e incapacitá-lo para a realização de suas atividades diárias. É importante procurar um médico, assim que identificados os primeiros sinais da doença, pois ela pode ser facilmente tratada com antidepressivos, se diagnosticada.
    O câncer, uma mutação das células que se caracteriza como a principal causa de morte nos países desenvolvidos, tende a aumentar no Brasil com o envelhecimento da população. Segundo Ramos, quem chega aos 80 anos de idade dificilmente apresentará a doença. Para a pessoa com câncer ou qualquer outra doença, principalmente as neurodegenerativas ou a depressão, em qualquer quadro, a participação da família é fundamental, oferecendo apoio ao paciente e estando atenta aos sintomas.
    Principais doenças
    Cardiovasculares
    (enfarto, angina, insuficiência cardíaca)
    São fatores de risco para essas doenças o sedentarismo, o fumo, o diabetes, o colesterol alto e a obesidade. Entre os sintomas das doenças estão falta de ar, dor no peito, palpitações e inchaço. Para preveni-las é preciso praticar atividades físicas, não fumar, controlar o peso, o colesterol e o diabetes. Como atividade física, pode ser adotada a caminhada, três vezes por semana, com duração de meia hora.
    Derrames
    (acidente vascular cerebral)
    Os fatores de risco são semelhantes aos das doenças cardiovasculares (fumo, sedentarismo, obesidade e colesterol alto), além da hipertensão. A prevenção, também, é feita por meio de atividades físicas e controle da pressão arterial, do peso e do colesterol, além do abandono do cigarro.
    Pneumonia
    Pacientes idosos com gripe, enfisema e bronquite anteriores e os que estão imobilizados na cama estão no grupo de risco da doença. Seus sintomas são febre, dor ao respirar, escarro e tosse. Umas das mais eficazes formas de prevenção é a vacinação, tanto contra a gripe como contra a pneumonia (leia capítulo sobre vacinas).
    Câncer
    Pessoas que fumem, apresentem um histórico de exposição ao sol intensa e freqüente, tenham alimentação inadequada ou problemas de alcoolismo, sejam obesas ou possuam algum caso de câncer na família têm maior propensão a desenvolver a doença. A realização de exames e a consulta periódica ao médico são métodos eficazes de prevenção e diagnóstico da doença em estado inicial. É aconselhável, também, evitar o sol em excesso e não fumar.
    Enfisema e bronquite crônica
    Entre os fatores de risco dessas doenças estão o fumo, a ocorrência de casos na família e a poluição excessiva. Os médicos recomendam manter a casa ventilada e aberta ao sol, além de parar de fumar. Os sintomas são tosse, falta de ar e escarro.
    Infecção urinária
    Homens que sofrem de retenção urinária e mulheres de incontinência correm o risco de apresentar a doença, cujos sintomas são ardor ao urinar e vontade freqüente de ir ao banheiro.
    Osteoporose
    Mais comum nas mulheres, em quem o risco é sete vezes maior, é resultado do enfraquecimento dos ossos do corpo. Dieta pobre em cálcio, fumo e sedentarismo são agravantes da doença. Geralmente a osteoporose é diagnosticada quando o paciente sofre alguma fratura. A prevenção é feita por meio de atividades físicas, dieta com alimentos ricos em cálcio (leia capítulo sobre alimentação) e abandono do cigarro.
    Diabetes
    As pessoas que apresentam essa doença têm como sintomas muita sede e aumento no volume de urina. São fatores de risco a obesidade, o sedentarismo e a existência de casos na família. Os médicos orientam os pacientes a controlar o peso e a taxa de açúcar no sangue.
    Osteartrose
    As dores nas juntas de sustentação (joelho, tornozelo e coluna) e nas mãos são os principais sintomas da doença, cujos fatores de risco são obesidade, traumatismos e casos na família. Para se prevenir, é preciso controlar o peso e praticar atividades físicas.
    Depressão
    Não há uma causa única para a depressão. Ela pode ser motivada por fatores psicológicos, como a perda de um ente querido, uma situação de dependência de familiares e doença grave, assim como por mudanças no funcionamento químico do cérebro. O fator genético também é importante. O tratamento é feito à base de antidepressivos.
    Mal de Parkinson
    É causado pela morte de neurônios ou pela perda da capacidade da célula nervosa de atuar no controle dos movimentos do corpo. O paciente apresenta tremores, rigidez nos músculos, dificuldades de locomoção e equilíbrio. Tratamentos com medicamentos reduzem os efeitos da doença. Não há modo de prevenção.
    Alzheimer
    É a forma mais comum de demência entre os idosos. Age nas partes do cérebro que controlam o pensamento, a memória e a linguagem. Os médicos ainda não descobriram qual a causa da doença, mas sabem que a idade é um dos principais fatores de risco. Os sintomas aparecem de forma lenta, primeiramente, com a dificuldade de lembrar-se de eventos recentes, nomes de pessoas e coisas familiares, até chegar a um grave dano cerebral. Nenhum tratamento pode deter o Alzheimer, mas há medicamentos que amenizam alguns sintomas.
    Catarata
    Atinge o cristalino, a chamada lente do olho, formando uma camada que atrapalha e deixa a visão nebulosa. Pode levar à cegueira, mas uma cirurgia simples remove a catarata, devolvendo a visão ao paciente. O índice de recuperação satisfatória chega a 90% dos casos.
    Glaucoma
    É causado pelo aumento da pressão dentro do olho, o que pode afetar o nervo óptico e causar a perda da visão. Na maioria dos casos, as pessoas não apresentam sintomas quando a doença ainda está se desenvolvendo, antes de atingir o nervo óptico. A melhor forma de prevenir-se é fazer exames regulares. O tratamento pode incluir medicamentos e cirurgia.
    Quando fazer exames
    (Se o organismo apresentar algum tipo de alteração, o médico deve recomendar exames mais freqüentes)
    Glicemia – anualmente
    Pressão ocular – anualmente
    Urina – anualmente
    Próstata – anualmente
    Ginecológico – anualmente
    Colesterol – anualmente
  • CONHEÇA JOVENS QUE SE DEDICAM A AJUDAR QUEM PRECISA

    http://www.webtvcn.net/video/juventude_solidariedade
    Talita de Oliveira cumprimenta cada idoso do Lar São José, em Lorena (SP). Em troca do abraço, recebe mais carinho! Aos dezessete anos, ela presta este serviço aos idosos. A motivação para ser uma voluntária surgiu quando tinha apenas doze anos de idade.
    “Eu senti uma carência muito grande dentro de mim, uma vontade de dar ao menos um pouquinho de mim ao outro”, conta a jovem.
    Em um mundo em que um quinto da população tem entre 15 e 24 anos, o que não faltam são com jovens com energias para ajudar quem precisa. Pessoas como Talita garantem que a
    intenção, a princípio, é só ajudar, mas que com o tempo, a recompensa maior mesmo é para o próprio voluntário. “A cada experiência de missão você aprende mais e quanto mais você aprende, mais você quer passar para o outro”, conta.
    A opinião é compartilhada pela psicóloga Vilma da Silva. Numa fase de busca constante pelo amadurecimento, como a juventude, o voluntariado ajuda a desenvolver a personalidade do jovem. “Aprender a interagir com outras pessoas, se resguardar quanto aos impulsos (…) Vai ajudar a se desenvolver como pessoa e não como indivíduo, não ficar centrado nele mesmo, no individualismo”.
    Talita se tornou uma pessoa melhor com o trabalho voluntário. Hoje, tudo que ela vive e aprende, quer passar aos amigos do lar de idosos. Uma amizade que ensina a valorizar coisas simples da vida.
    E a jovem garante que o trabalho é remunerado sim, e da forma mais gratificante possível: “O que parece mais simples é o que mais conta. O sorriso no rosto de quem você ajuda é o que impulsiona a gente a fazer mais”
    FONTE: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=277390
  •  

CRUZEIROS MARÍTIMOS

Você já pensou em estar a bordo de um cruzeiro luxuoso, visitando lugares incríveis do litoral brasileiro, se enturmando com várias pessoas e curtindo diversas atividades durante o dia todo em pleno alto-mar? Pois é, isso tudo você consegue ter a bordo de um cruzeiro.
Por sinal, os cruzeiros marítimos são destaque na temporada do verão brasileiro. Nunca ouviu-se falar tanto de cruzeiros aportando nos portos brasileiros e nunca viu-se tanta gente querendo embarcar em um, apesar da estrutura dos atracadouros brasileiros não ser das melhores.
E a medida que o pessoal começa a frequentar algo novo, começam a surgir as notícias e opiniões a respeito, como é o caso das mortes que aconteceram nos cruzeiros divulgados na mídia (onde pra mim, o caso da garota falado, foi displicência dela).
Também surgiu o fato de os cruzeiros afetarem a economia dos hotéis, visto que o pessoal que fica em cruzeiros passam a noite dentro dos cruzeiros ao invés dos hotéis, onde muitos desses são cruzeiros internacionais, só recebendo o dinheiro dos turistas brasileiros e voltando para seus países de origem, fazendo com que a hotelaria brasileira seja prejudicada.
Notícias a parte, a verdade é que os cruzeiros nacionais chamam muito a atenção por ser uma coisa diferente, geralmente luxuosa e cheio de atividades pra se fazer dentro deles como piscinas, festas, shows, bares, restaurantes, locais de jogos, aulas de dança e muito mais, visto que há equipes de recreação só para montar essas atividades.
Para exemplificar a magnitude dos cruzeiros, uma vez um amigo meu ganhou uma estadia exclusiva para os agentes de viagem ficando dois dias a bordo com comidas e bebidas pagas no sistema all inclusive. Ele somente pagou a viagem para ir até o atracadouro. E olha, pelo que ele disse, vale muito a pena ir. Tanto é, que ele quer ir de novo.
Por isso, se você está planejando ir fazer turismo num cruzeiro é importante que você fique antenado em algumas coisas para que o seu cruzeiro não vá por água abaixo.
Confira algumas dicas para participar de cruzeiros:
  • Conheça e escolha bem o navio do cruzeiro que você vai embarcar e o que ele oferece tudo em termos de segurança, conforto e atividades
  • Saiba qual é o tipo de cruzeiro que você irá participar, pois muitos deles acabam sendo específicos como o caso de cruzeiro universitário, cruzeiro gay-friendly, etc
  • Procure informações por onde passa o roteiro do cruzeiro
  • Saiba onde vai ser o embarque e o desembarque do mesmo
  • Compre sua passagem com antecedência para garantir os preços mais baratos
  • Veja se o preço oferecido é por pessoa, baseado em ocupação dupla ou simples e se já estão inclusos impostos e taxas
  • Confira como é a cabine do cruzeiro e os serviços oferecidos quando se está dentro
  • As comidas e bebidas são geralmente pagas em dólar e tem preços caros
  • É proibido levar bebidas e comidas de fora para dentro do navio
  • Leve protetor solar e remédios, inclusive de enjôo, pois há farmácias dentro, mas também são caras.
  • Se informe sobre os trajes da viagem, pois dependendo o navio, podem ter jantares de gala.
É importante você conhecer também qual é a empresa que irá operar o cruzeiro. Dentre as principais operadoras de cruzeiros aqui no Brasil temos:
Com relação aos navios de cruzeiros, eles mudam bastante de temporada pra temporada. Por isso vale a pena ficar ligado em quais navios que estarão passando por aqui.
Na temporada 2010/2011 teremos os seguintes:
    • Costa Fortuna
    • Costa Serena
    • Costa Victoria
    • CVC Bleu de France
    • CVC Grand Amazon
    • CVC Horizon
    • CVC Imperatriz
    • CVC Soberano
    • CVC Zenith
    • Ibero Grand Celebration
    • Ibero Grand Holiday
    • Ibero Grand Mistral
    • MSC Armonia
    • MSC Musica
    • MSC Opera
    • MSC Orchestra
    • Royal Splendour of The Seas
    • Royal Vision of The Seas
    • Royal Mariner of The Seas
      Um site parceiro do blog e muito interessante com informações de cruzeiros é o www.cruzeiros.com.pt. Vale a pena a visita pra saber mais informações.
      E você, está pensando em fazer sua primeira viagem de cruzeiro? Ou você já teve a experiência de participar de viagens em cruzeiros? Conte pra nós!

      ANO NOVO!!!!!!!!!!!!! ÔBA QUE PROGRAMAÇÃO LEGAL!!!!!!!!!!!!

      As tradicionais datas comemorativas são excelentes datas para se viajar e curtir com a família e os amigos momentos especiais.

      Quem não gosta de estar com sua mãe no dia das mães? Ou seu pai no dia dos pais? Quem sabe com os filhos no dia das crianças?
      Então programar uma viagem para visitá-los em 2011 nessas datas especiais antecipadamente ajuda você a economizar na compra das passagens.
      Lembrando que muitas dessas datas comemorativas caem em feriados nacionais e vale a pena você esticar o feriadão para curtir a viagem.
      Confira abaixo as datas comemorativas de 2011:
      • 01/01/11 – Sábado – Ano Novo
      • 08/03/11 – Terça-Feira – Carnaval
      • 24/04/11 – Domingo – Páscoa
      • 08/05/11 – Domingo – Dia das mães
      • 12/06/11 – Domingo – Dia dos namorados
      • 24/06/11 – Sexta-Feira – São João
      • 13/07/11 – Quarta-Feira – Dia do rock
      • 14/08/11 – Domingo – Dia dos pais
      • 18/08/11 a 28/08/11 – Festa do Peão de Boiadeiro
      • 07/09/11 – Quarta-Feira – Independência do Brasil
      • 12/10/11 – Quarta-Feira – Dia das crianças
      • 06/10/11 a 23/10/11 – Oktoberfest
      • 31/10/11 – Segunda-feira – Dia das bruxas
      • 15/11/11 – Terça-feira – Proclamação da República
      • 25/12/11 – Domingo – Natal
      Caso você não for viajar nessas datas comemorativas 2011, vale a pena curtir um dos livros mais vendidos de 2010 na categoria não-ficção:
      T
      Datas Comemorativas 2011
      Datas Comemorativas 2011
      6
      Programar viagens nos feriados de 2011? Sim! Essas são as melhores datas para se viajar por mais tempo sem comprometer dias de trabalho.
      E nesse ano de 2011, temos alguns períodos de feriados nacionais interessantes, como o tradicional de Carnaval e o de Tiradentes bifurcado com o feriadão da Páscoa. São 4 dias inteiros de folga para viajar.
      Já os feriados em 2011 da segunda metade do ano caíram praticamente no meio da semana e requererão negociação no trabalho para alongar o feriado ou algumas horas extras do banco de horas.
      Confira abaixo o calendário de feriados do ano de 2011:
      • 01/01/2011 – Domingo – Confraternização Universal
      • 07/03/2011 – Segunda-feira – Carnaval
      • 08/03/2011 – Terça-feira – Carnaval
      • 21/04/2011 – Quinta-feira – Tiradentes
      • 22/04/2011 – Sexta-feira – Paixão de Cristo
      • 24/04/2011 – Domingo – Páscoa
      • 01/05/2011 – Domingo – Dia do Trabalho
      • 23/06/2011 – Quinta-feira – Corpus Christi
      • 07/09/2011 – Quarta-feira – Independência do Brasil
      • 12/10/2011 – Quarta-feira – Nossa Sra Aparecida – Padroeira do Brasil
      • 02/11/2011 – Quarta-feira – Finados
      • 15/11/2011 – Terça-feira – Proclamação da República
      • 25/12/2011 – Domingo – Natal
      Caso você não viaje em algum dos feriados 2011, você pode aproveitar para ler algum dos livros mais vendidos em 2010 na categoria ficção:
      Calendário de Feriados 2011
      Calendário de Feriados 2011
      Quem sabe nos esbarramos em alguma viagem pelos feriados.

      UM POUQUINHO DE TI TI TI.......

      Fui agraciado com meu 'cashmere natural', por isso não senti frio.

      Tony Ramos, ator, brinca com sua quantidade de pêlos para explicar como foi gravar cena nu para novela, em entrevista ao jornal "O Dia".

      Não tenho que provar nada pra ninguém.

      A cantora Mallu Magalhães desabafa sobre seu relacionamento com o músico Marcelo Camelo, em entrevista na revista "Joyce Pascowitch"

      Não tenho pretensão de me tornar uma Ana Maria Braga, toda cheia de botox, repuxada, de quem as pessoas riem por tentar parecer tão jovem.

      Renata Fan, apresentadora, fala em entrevista ao portal IG porque pretende se aposentar em 2016.

      Ele agrediu a mãe.

      A atriz Luana Piovani revela no programa "De Frente com Gabi", que Pepita Rodrigues também foi agredida pelo filho, Dado Dolabella.

      Eu ia cobrir ele de porrada!

      Angélica, apresentadora, fala no site Ego o que faria caso descobrisse que está sendo traída.

      Adoro ser sex symbol.

      O ator Benício del Toro, fala em coletiva de imprensa da Campari em Milão, sobre ser um representante da beleza masculina.

      Eu não pude ter pudores.

      Mariana Ximenes, atriz, fala em entrevista ao site Ego sobre a preparação que precisou fazer para viver a personagem Clara, em "Passione".

      Um camarão estragado envenena um bobó inteiro. Graças a Deus, não há estrelas entre nós.

      Em entrevista ao UOL, Ney Latorraca fala sobre seu papel como o personagem Dr. Solano, na série "SOS Emergência".

      Acho uma atitude bastante antiprofissional.

      Gilberto Braga, autor de "Insensato Coração", fala na revista "Quem" sobre o que achou da atriz Ana Paula Arósio ter abandonado o papel na novela.

      Se alguém disser que, para ficar linda, basta beber água e caminhar, é mentira!

      Alexandra Richter, atriz, assume em entrevista à revista "Contigo" que usa botox no meio da testa e que já preencheu as rugas no contorno dos olhos.

      É a primeira vez que fico solteira desde que tinha 17 anos.

      Débora Bloch, atriz, fala na revista "Contigo!" que sempre esteve casada ou namorando desde a adolescência.

      Queria braços e pernas mais durinhos.

      A atriz Fernanda Souza conta ao site Ego que não está 100% satisfeita com seu corpo.

      Quando eu faço uma novela, não fico pensando que vou fazê-la para dar tanto de audiência.

      O autor Silvio de Abreu fala sobre o IBOPE da novela "Passione" em entrevista ao programa "Vitrine".

      Você acha que estou com essa cor toda?

      A apresentadora Eliana explica para a revista "Quem" que seu bronzeado é maquiagem.

      Em meados de 2025 o Brasil ocupará a 6ª população de idosos no mundo e a 1ª na America Latina. O envelhecimento é natural e biológico, mas a decadencia é opcional. Precisamos nos preparar para viver esse período com funcionalidade e sem depender de ninguém.

      Maior atividade pode prevenir demencia em idosos, revela estudo da USP


      Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) traçaram um perfil da demência entre idosos de uma região pobre na zona oeste da cidade de São Paulo. Os resultados mostram que a baixa escolaridade e a renda estão entre os principais fatores de risco que podem levar à doença. Ao mesmo tempo, verificou-se que a realização de atividades cognitivas simples, como trabalhos manuais, pode diminuir a incidência nessa faixa etária. Os estudos fazem parte de um programa de investigação sobre saúde do idoso, com ênfase na saúde mental, chamado de São Paulo Ageing & Health Study (SPAH) e coordenado pelos professores Marcia Scazufca e Paulo Rossi Menezes, da FMUSP.
      O trabalho envolveu 2.072 idosos com 65 anos ou mais, que foram analisados por meio de questionários padronizados. Eles passaram por uma avaliação cognitiva, de estado mental e de diversos fatores de risco para demência, como características sócio-demográficas e saúde.
      Na primeira fase do estudo, foram identificados 105 casos de demência, o que equivale a uma prevalência de 5,1%. “É uma incidência alta, semelhante à registrada na Europa”, destaca a pesquisadora Marcia Scazufca.
      “A maior parte dos idosos entrevistados tinha menos de 75 anos, enquanto nos países europeus eles se situam em faixas etárias mais elevadas, sendo que a idade é o principal fator de risco conhecido para a demência”, explica. A partir das informações levantadas, foi investigada a associação entre indicadores de desvantagem socioeconômica ao longo da vida e a prevalência de demência.
      “Na literatura científica, várias pesquisas apontam uma relação entre uma menor escolaridade e um maior risco de demência”, diz Marcia. Entre os idosos pesquisados, 38% são analfabetos, 52% têm de 1 a 3 anos de estudo e 9% completaram 4 anos ou mais. Dois terços nasceram em zonas rurais, o que dificultou o acesso à escola, e metade teve ocupações braçais ao longo da vida.
      Esses fatores levaram cerca de um terço da população estudada a ter uma renda mensal de menos de um salário mínimo. “Entre os idosos que tiveram mais desvantagens sócio-econômicas ao longo da vida, o riso de demência foi cerca de sete vezes maior que o de idosos não expostos a esses fatores de risco”, afirma a pesquisadora.

      Prevenção

      Na terceira etapa da investigação, avaliou-se o possível papel da alfabetização, ocupação e renda na prevenção da demência. “A partir da fração atribuída na população, estimou-se que 22% dos casos seriam evitados caso todos os idosos pesquisados fossem alfabetizados, número que subiria para 29% se tivessem renda mensal maior que um salário mínimo na época do estudo, e para 38% se tivessem realizado ocupações com algum grau de especialização”, revela Marcia.

      Se nenhum idoso fosse exposto a esses três fatores de risco, cerca de 50% dos casos de demência teriam sido evitados”, acrescenta a professora da USP.

      Dois anos após a primeira avaliação, 1.243 idosos foram entrevistados novamente. Os pesquisadores verificaram se a participação em 42 atividades (divididas entre sociais, cotidianas, cognitivas e físicas) estava associada ao desempenho cognitivo e ao surgimento de novos casos de demência.
      “Entre os idosos reavaliados, 99% praticavam algum tipo de atividade social, 95% faziam atividades cotidianas, 63% desempenhavam atividades cognitivas e 49% mantinham atividades físicas”, aponta a pesquisadora.
      “Verificou-se que os idosos que realizavam mais atividades tiveram um menor declínio no funcionamento cognitivo. A maior participação em atividades também esteve associada a um menor risco de desenvolver demência nesse período”, acrescenta Marcia.
      Quanto ao tipo específico de atividade desempenhada, a pesquisa também mostrou que idosos que faziam mais atividades cognitivas na inclusão do estudo tiveram um menor declínio cognitivo. As atividades incluíam trabalhos manuais, em madeira e metal, costura (tricô, crochê), aulas variadas, uso do computador, canto, música, jogos, leitura e escrita.
      A pesquisadora recomenda que políticas públicas estimulem a participação de idosos em todas as atividades, particularmente nas cognitivas. “Embora parte da população idosa brasileira não seja alfabetizada e não saiba ler nem escrever, há outras atividades simples que podem estimular e preservar as funções cognitivas - como os trabalhos manuais - e, com isso, possivelmente prevenir ou retardar o aparecimento da demência”, ressalta Marcia.
      “Os resultados da pesquisa complementam as conclusões de outros estudos com idosos que tem acesso a atividades sofisticadas e requerem alto poder aquisitivo, pois mostram que não apenas as atividades cognitivas sofisticadas, como ir ao teatro ou ler um romance, podem evitar ou postergar a doença", completa a professora da USP.

      Fonte: Portal da Educação Física

      1 -Cuide da alimentação: o organismo absorve muitos nutrientes para os órgãos funcionarem e,  como os cabelos são regiões mais periféricas e menos importantes, é difícil os nutrientes chegarem até lá. Daí a importância de ingerir alimentos ricos em vitaminas, pois o que sobra vai para os cabelos.2 -  Evite fumar: a nicotina reduz a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo que carregam nutrientes ao fio.3 – Ative a circulação sanguinea: a má circulação é o principal fator que impede o crescimento dos fios. A medula capilar é uma espécie de estradinha que leva todas as vitaminas, aminoácidos e minerais para o córtex (fio capilar). Ativando a circulação sanguinea e, conseqüentemente, o couro cabeludo, você garantirá que o fio receba todos os nutrientes necessários.4 -  Trate a oleosidade do couro cabeludo: a  oleosidade  cria fungos que estragam os fios e os impede de crescer. Lave os cabelos diariamente e use produtos específicos.5 -  Faça hidratações constantes: essa também é uma excelente maneira de nutrir os fios, além de fortalecê-los e deixá-los macios e brilhantes. Uma hidratação intensiva semanal, com ampolas e cremes à base de proteínas, é uma boa opção.6 -  Massageie o couro cabeludo
      7 - Atenção às químicas: 
      : a massagem estimula a circulação levando os nutrientes com mais facilidade. excesso de tintura ou outros tratamentos químicos não vão desacelerar o crescimento dos fios, porém os deixam fracos e ressecados, com mais chances de quebrar.
      7 dicas para o cabelo crescer mais rápido