A missão de uma funcionária doméstica é resolver os problemas cotidianos de uma casa, permitindo que seus moradores tenham mais tempo para seus afazeres pessoais. Ela tem que saber disto.
Os moradores devem chegar em casa e terem um ambiente limpo e agradável para descansarem de sua jornada de trabalho. Uma comida pronta e a roupa lavada. Tudo isto feito pela funcionária doméstica.
A funcionária tem que saber também a importância de seu trabalho para se sentir valorizada. Ela tem que ter motivos para trabalhar, para querer aprender tudo o que a patroa ensinar e se dedicar àquilo que faz.
Motivar é ter motivos.
Ninguém motiva ninguém, mas podemos criar um clima favorável para que o funcionário se auto motive.
Vamos enumerar alguns pontos que poderão fazer a diferença no desempenho de sua funcionária:
Ensine com amor:
Quando você for passar as atividades que sua funcionária deve fazer, demonstre que esta missão é prazerosa para você. Deixe que ela perceba que você está disponível para ajudá-la em suas possíveis dificuldades, assim vai se esforçar para aprender mais rapidamente sua função. Não ficará com medo de errar e ser repreendida.
Deixe que ela participe do processo:
As contribuições da funcionária são fundamentais para que novos conceitos sejam apreendidos. Vocês sabem qual é o projeto em que patroa e funcionária vão trabalhar juntas? É ter uma casa organizada. Para isto veja as dicas BBel.
Dê autonomia a ela.
Uma pessoa se sente motivada se puder exercer sua criatividade, tomar decisões, até mesmo errar. Mesmo que a autonomia seja pequena, alguma você deve dar a ela.
Deixe que ela tome algumas iniciativas.
Só tomando iniciativas ela agregará valor a à sua função de funcionária doméstica, ajudando você a pensar no dia a dia da casa. A iniciativa é uma decorrência direta da autonomia.
Veja o lado humano de sua funcionária.
Ela tem que saber que pode contar com você para vencer as dificuldades pessoais dela. Você não deve se tornar íntima da funcionária, mas invista nas relações interpessoais, dê o melhor de si.
Energia atrai energia!
Comunicação é fundamental.
Algumas palavras antes de sair de casa e uma pequena supervisão no serviço da funcionária quando volta do trabalho é fundamental. Alguns elogios ou alguma explicação extra para que o serviço fique mais bem feito é decisivo para que a funcionária se motive.
Lembre-se que todos precisam de reconhecimento.
Fale palavras de elogio na frente de outro funcionário ou das pessoas que moram na casa. Ela se sentirá orgulhosa do seu serviço ter sido reconhecido como bom.
Uma nova funcionária contratada, mesmo com tudo para dar certo, precisa de certo tempo para se acostumar com os hábitos dos moradores da casa e para começar a se sentir parte da família.
Finalizando, se ela tiver consciência da importância de seu trabalho e de como todos gostam dela na casa, ela se sente pertencente e fará tudo para agradar a todos.
Defeitos todos têm. Compreenda os defeitos de sua funcionária e contorne-os.
O bom relacionamento, normalmente, é construído com o tempo, paciência e compreensão.
"A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento".
(U. S. Andersen)
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