Peça outras referências, além da carta de recomendação, quando for contratar uma empregada doméstica.
Não aceite apenas uma carta de recomendação.
Se a candidata já trabalhou em outra residência, peça o telefone da ex-patroa e pergunte qual o melhor horário para falar com ela. Não deixe de ligar e de informar-se do "porquê" de sua saída.
Telefonando para a ex-patroa você já está analisando o quesito idoneidade.
1. Não deixe de perguntar a respeito da honestidade e do caráter da pretendente.
2. Pergunte também sobre os hábitos da pessoa, se usava muito o telefone, se acordava no horário, se era limpa, educada, se aceitava ordens e se faltava ao serviço.
3. Pergunte também por que ela saiu. Faça a seguinte pergunta:"Na sua opinião, quais são os pontos fracos de sua ex-funcionária?".
Neste telefonema seja objetiva e rápida, pois a ex-patroa, provavelmente, não terá muita boa vontade em dar as informações.
Se a candidata nunca trabalhou, quem está indicando é que atestará a idoneidade da funcionária, e terá que ser a responsável por ela. Neste caso peça endereço e telefone desta pessoa, que deve ser sua conhecida ou de alguém próximo a você.
Nesta hora você não pode ter vergonha, pergunte o endereço da candidata ou do local em que ela se hospeda nas folgas. Especule sua vida: Se ela tem namorado, se têm filhos e com quem eles estão. Deixe que ela fale bastante, apenas direcione o assunto para o que você quer saber.
Você a está avaliando.
Veja em Entrevista de contratação - 4ª parte como analisar se a candidata é uma pessoa constante no emprego.
Se ela não parou em local algum, não ficará muito tempo em sua casa também.
"Um homem não deveria nunca parar de aprender, nem no seu último dia". (Moses Maimonides)
Nenhum comentário:
Postar um comentário