Treinamento de funcionários - Ajude a rotina ser instalada
Ajude a rotina ser instalada.
Qual a sua prioridade para as tarefas diárias? Você gosta da sala impecável, ou o quarto do casal?
Seria bom que tudo pudesse ficar perfeito, mas como não dá, faça sua opção.
Os banheiros não podem entrar neste rodízio, pois devem ser muito bem limpos todos os dias.
Se você tiver de sair de casa, recorde à sua ajudante que ela tem de fazer primeiro isto, depois aquilo etc.
Vá com ela até o local em que você grudou a lista de tarefas e faça com que ela repasse a ordem e o que tem de ser feito naquele dia da semana.
•tenha em mãos a agenda diária da ajudante, com todas as tarefas.
• Leia com sua ajudante a agenda diária. Tire as dúvidas. Reforce a necessidade de fazer o serviço na ordem estabelecida. Pergunte a ela se o horário está bom.
Depois da primeira semana, peça para sua ajudante ler, sozinha, a agenda diária . Pergunte se ela tem alguma dúvida. Lembre-a da importância de fazer as atividades na seqüência estipulada, pois ela já verificou que esta é conveniente.
• Relembre a ela a tarefa específica do dia. Ex: "Hoje é segunda-feira, dia de faxina nas salas, pegue a ficha de faxina da sala. É o que tem de fazer hoje à tarde".
Observando o ritmo da funcionária:
• Cada pessoa tem um ritmo, por isso, depois de umas duas semanas, veja se você não sobrecarregou muito, sua funcionária. Depois desse tempo, se ela não conseguir fazer o que está na agenda diária e você estiver contente com outras qualidades dela, remaneje as tarefas.
• Será contraproducente dar a ela tarefas maiores do que possa cumprir no tempo estipulado.
• Se este for o caso e não puder tirar nenhuma tarefa, faça com que ela capriche cada dia em uma, mas faça todas, todos os dias.
• Mostre a ela que certos horários são sagrados e ela terá de cumpri-los.
• Se não der tempo de terminar determinada limpeza, ela deve guardar todos os materiais, deixando o local em ordem, e passar para a tarefa prioritária.
Se você não exigir isso, sua casa estará sempre em desordem e com cara de faxina.
• A limpeza que foi interrompida só deve ser reiniciada no próximo dia em que estiver agendada, não comprometendo assim sua divisão de tarefas. Ex: segunda-feira à tarde é dia de limpar vidros. Não deu tempo de limpar todos? Ela não vai terminar de limpar na terça-feira, pois nesse dia outro serviço está agendado.
Na segunda-feira seguinte, dia de limpar vidros, ela começará a limpar de onde parou.
Explique isso a ela, e diga que o que ela limpar tem de ser com todo o capricho, mesmo que não dê tempo de terminar a tarefa toda.
Ajustes na agenda:
• Depois de algumas semanas podem ser feitos ajustes na agenda. Você já tem noção das possibilidades da sua ajudante.
• Peça a opinião dela, e procure acatar algumas de suas sugestões. Ela se sentirá mais responsável, estará participando do processo.
• Ajustada a agenda, faça uma cópia para a funcionária e cole no interior de um armário da área de serviço. Passe um plástico adesivo por cima, para não sujar.
• Enfatize que a agenda foi feita para ser seguida, mesmo que você não esteja em casa.
Ad eternum
• Você nunca deve descuidar de olhar o serviço feito, pois, se nunca emitir um cumprimento, o funcionário pode não continuar a fazê-lo, por falta de incentivo.
• A funcionária vai aos poucos modificando a maneira como faz o serviço, relaxando. Se ninguém falar nada, ela vai pensar que o seu desempenho está agradando.
A motivação e o reconhecimento são sempre indispensáveis para que o funcionário trabalhe bem e feliz.
"O sonho e a esperança são dois calmantes que a natureza concede ao ser humano." (Frederico I)
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