vidasimplesidoso

Quem de nós não sonha em ficar bem velhinho e cheio de saúde e de histórias para contar aos nossos netos? Mas para que isso aconteça, de forma agradável, sem os percalços inerentes ao envelhecimento, devemos começar , desde já, a estudar o processo do envelhecimento para que possamos envelhecer melhor e cuidar melhos de nossos idosos. FAÇA UM CURSO PARA CAPACITAÇÃO EM CUIDADOR DE IDOSOS!

sábado, 9 de outubro de 2010

Importância do cuidador de idoso

importância do cuidador
Muito se escreveu e pesquisou nos últimos anos sobre o cuidador. Com a mudança nas características etárias da população brasileira, sobretudo o aumento da população idosa nos últimos anos e as modificações na família brasileira – diminuição dos seus membros, a saída da mulher para o mercado de trabalho e a multiplicação de domicílios chefiados por mulher – tornam  este tema cada dia mais importante. No entanto, são ainda poucas as ações de maior impacto, especialmente do poder público, no sentido de criar medidas de apoio concreto aos cuidadores. Temos projetos de treinamento de cuidadores que multiplicam-se sob a iniciativa de hospitais como o Hospital Belo Horizonte , de universidades ou de organizações não-governamentais(ONGs). Até hoje, mesmo em países mais ricos, a maioria dos idosos, cerca de 95%, continua a ser cuidada pela família.


Quem é o cuidador de idosos?
     Ele pode ser formal (profissional) ou informal ( familiar),  domiciliar( quando cuida em casa) ou  institucional (quando cuida do idoso numa instituição de longa permanência, o asilo.) É uma atividade exercida mais freqüentemente por mulheres. O que distingue essas duas categorias de cuidadores é:
1- O cuidador remunerado( formal) é uma pessoa que recebe treinamento específico para a função e mantém vínculos profissionais para exercer a atividade de cuidar, mediante uma remuneração.
2- O cuidador voluntário( informal) é uma pessoa que, tendo relação familiar, de amizade ou vizinhança, se encarrega ou assume os cuidados de um  idoso dependente dentro do domicílio.O cuidador de idosos já é uma ocupação reconhecida pelo Ministério de Trabalho e Emprego desde o ano  2000  com todos os direitos de um trabalhador domiciliar e o seu código é 5162-10.
    As funções do cuidador  envolvem o acompanhamento nas atividades diárias como alimentação, higiene pessoal, vestuário quando o idoso for dependente, prevenção de quedas e acidentes domésticos, a promoção do bem-estar do idoso,  o acompanhamento aos compromissos como médicos, dentistas, fisioterapia,  igreja, visitas, banco, etc,  a estimulação da autonomia e  da independência do idoso. O cuidador é essencial para a melhoria da qualidade de vida do idoso que apresenta um grau maior ou menor de dependência. E´a “âncora” para o idoso.
    O cuidador é uma pessoa de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor ao ser humano, de solidariedade e de doação. Seus préstimos têm sempre um cunho de ajuda e apoio, com relações afetivas e compromissos positivos. O cuidador deve ter facilidade de trabalhar em equipe,  saber lidar com as limitações e dificuldades do idoso dependente, acreditar na importância do seu trabalho, ter capacidade para atividades lúdicas como dançar, contar histórias, inventar jogos, ter capacidade para suportar perdas e a vivência da morte,  manter a capacidade e o preparo físico, emocional e espiritual; demonstrar educação, boas-maneiras e discrição, obedecer às normas e conduzir-se com moralidade. A qualificação e o treinamento para a função são essenciais.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário