vidasimplesidoso

Quem de nós não sonha em ficar bem velhinho e cheio de saúde e de histórias para contar aos nossos netos? Mas para que isso aconteça, de forma agradável, sem os percalços inerentes ao envelhecimento, devemos começar , desde já, a estudar o processo do envelhecimento para que possamos envelhecer melhor e cuidar melhos de nossos idosos. FAÇA UM CURSO PARA CAPACITAÇÃO EM CUIDADOR DE IDOSOS!

sábado, 9 de outubro de 2010

Viver bem na terceira idade

bem na terceira idade

os vários aspectos que fazem parte da vida, o lazer é um dos responsáveis pela socialização, pela auto-estima e pela saúde física e psicológica das pessoas.

Na terceira idade, com a interrupção de compromissos, principalmente o profissional, as pessoas podem, com diversas atividades, preencher o tempo ocioso de forma criativa e visando o bem-estar. As atividades físicas podem ser importantes instrumentos de recreação e lazer para essa fase da vida.

É um período que requer um olhar atento para si mesmo, como forma de reflexão sobre o passado e – por que não? – de projeção do futuro. Os exercícios físicos, por exemplo, podem ser considerados um remédio para o corpo e para a alma.

Além das atividades tradicionalmente consolidadas (como as caminhadas, a hidroginástica e a natação), surgem, a cada dia, novas modalidades de recreação e esporte voltadas para a terceira idade.

Uma delas é a prática de caminhadas em trilhas ecológicas, as quais surgiram inicialmente para atingir o público jovem, e que hoje, porém, já possuem adeptos de todas as idades.

Mas, mesmo que alguns idosos não se interessem por atividades físicas, nem tudo está perdido...

Outras formas de lazer, como bons programas de televisão, jogos de baralho ou damas, bingos, bailes, peças de teatro, filmes e apresentações musicais ou de dança podem ser o caminho para a integração com outras pessoas e a troca do mal humor pelo riso.

O que não dá é para ficar o tempo todo parado, senão “enferruja”.


Fonte: techwayAs mudanças na terceira idade
Ao longo dos anos o metabolismo torna-se mais lento e já não tem a mesma capacidade de absorver nutrientes e eliminar gorduras.

A conseqüência direta disso é o aumento de peso e a diminuição da massa muscular.

Para amenizar os efeitos, fazer uma atividade física é muito importante.

Qualquer esporte, praticado por 30 minutos de maneira intercalada ou contínua, três vezes por semana, contribui bastante para o bem-estar físico e mental.

O uso de prótese dentária diminui a força da mastigação em aproximadamente 50 e 60%. Considerando isso, o idoso tende a optar por alimentos macios e fáceis de triturar.

No caso de maiores dificuldades, a consistência dos alimentos pode ser modificada.

Outra característica comum é a alteração do paladar, para sentir o sabor dos alimentos. O idoso pode ter dificuldade para discernir certos gostos, principalmente o azedo e o ácido.

A sensação do doce fica mais forte e o salgado pode demorar mais para ser percebido. É preciso ter atenção na hora de cozinhar, para não salgar demais a comida.

A falta de apetite ou qualquer outra irregularidade deve ser conferida com um médico. Nada de ingerir suplementos vitamínicos sem orientação.

A auto-medicação é sempre muito perigosa.


Fonte: saudebrasilnet
idade da sabedoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário